A segunda edição do evento manteve o conceito e a aposta em novas temáticas emergentes que foram sendo desenvolvidas nos diversos painéis e workshops. Um certame que pretendeu mostrar o que de melhor se faz em Coimbra, no âmbito da formação profissional proporcionada pelo IEFP, preparando profissionais especializados, de excelência, para o mercado de trabalho.
O vereador Miguel Fonseca esteve presente na sessão de abertura da feira e enalteceu o contributo deste evento para a promoção do desenvolvimento de melhores condições de empregabilidade no concelho e capacitação de profissionais mais aptos a enfrentar os desafios crescentes do mercado de trabalho. Miguel Fonseca acrescentou, ainda, o empenho e compromisso da CM de Coimbra para permitir que os mais de 8500 talentos que todos os anos são gerados nas suas instituições de ensino superior vivam, trabalhem e constituam família em Coimbra. A sessão de abertura contou, ainda, com a presença da vogal do Conselho Diretivo do IEFP, Ana Elisa Santos, que destacou os diversos programas daquele Instituto que contribuem para desenvolver competências profissionais, tanto de quem está inserido no mercado laboral, em constante renovação, como para a população desempregada.
No período da manhã, realizou-se ainda a mesa-redonda “Atrair, Reter e Integrar Talento”, moderada por Miguel Fonseca, que contou com as participações de Joaquim Silva Nunes, da Olympus Medical Products Portugal, Rogério Hilário, da CIP – Confederação Empresarial de Portugal e Sónia Pinto, diretora do Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra. Nessa sessão foram realçadas as elevadas potencialidades de Coimbra ao nível do recrutamento e disponibilidade de mão-de-obra qualificada e especializada, bem como a importância da interação entre as empresas e as entidades locais, nomeadamente a Câmara Municipal, para assegurar a retenção de talento no concelho.
A 2.ª Feira de Emprego e Mostra Formativa comemorou o 10.º aniversário do Programa “PROVI@ – Empreendedorismo e Gestão de Projetos”, um projeto inovador, dirigido a pessoas em situação de desemprego, que nasceu no Centro de Emprego e Formação Profissional de Coimbra do IEFP, que permitiu concretizar cerca de uma centena e meia de ideias de negócio e integrar no mercado de trabalho mais de 85% dos seus participantes.
O programa da feira integrou, ainda, a realização do workshop “Reabilitação: Da Teoria à Prática”, promovido pela CM de Coimbra, através do Gabinete para a Igualdade e Inclusão, em estreita articulação com o IEFP e o Grupo de Trabalho da Rede Social “Pessoas com Deficiência”. O objetivo do workshop passou por promover a empregabilidade de pessoas com deficiência ou incapacidade, dando-lhes maior visibilidade no mercado de trabalho e destacando a importância da inclusão e integração.
A iniciativa decorreu das 14h30 às 15h30 e contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Reabilitação, Rodrigo Ramos, a subdelegada regional da Delegação Regional do IEFP, Paula Urbano Antunes, a vereadora da Ação Social, Igualdade e Inclusão da autarquia, Ana Cortez Vaz. Foram debatidos, entre outros, temas como a reabilitação profissional, nomeadamente apoios à integração, manutenção e reintegração no mercado de trabalho, e foram, ainda, apresentadas experiências e práticas inclusivas.
A 2ª Feira de Emprego e Mostra Formativa de Coimbra contou, também, com uma mostra de empresas, que apresentaram os processos de recrutamento, permitindo aos visitantes conhecer mais ao pormenor o trabalho desenvolvido, a cultura e as necessidades de cada empresa, proporcionando-lhes um contacto direto. Além da presença de 20 empresas que divulgaram 120 ofertas de emprego, a que se juntaram 7 empresas presentes no workshop Job Speed Dating, com o objetivo de fomentar interações rápidas entre recrutadores e participantes, a presente edição contou ainda com a exibição de 18 áreas de formação do IEFP.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Catarina Gralheiro