O projeto @Baixa Coimbra prevê a utilização de ferramentas digitais para gerar uma nova forma de relacionamento entre os comerciantes, os consumidores e o espaço público, contemplando, ainda, a criação de uma identidade visual comum. Espera-se que transforme a Baixa da cidade, uma vez que esta é a sua área de intervenção, contemplando a existência de cerca de 800 espaços comerciais.
A sessão vai realizar-se no Salão Nobre da CM de Coimbra, no próximo dia 20 de junho, às 19h30, de modo a permitir a presença dos comerciantes da zona de intervenção do projeto e que é fundamental para o sucesso das ações previstas. Contará com as intervenções do presidente da Câmara, José Manuel Silva, do vice-presidente, Francisco Veiga, e do vereador Miguel Fonseca, além da presença dos representantes das entidades parceiras do consórcio.
O projeto contém uma estratégia que procura dar resposta às principais fragilidades e problemas identificados na Baixa de Coimbra, através de oito eixos de intervenção: @Baixa Conectada, @Baixa Atrativa, @Baixa Inteligente, @Baixa Colaborativa, @Baixa Capacitada, @Baixa Sustentável, @Baixa Dinâmica e @Baixa Coesa, num total de 46 ações. Pretende, assim, capacitar os comerciantes da Baixa para outras formas de venda para além da física (em loja), nomeadamente a digital e a híbrida (que conjuga as duas), promovendo e potenciando os seus negócios.
A par do desenvolvimento da cultura de Bairro e do destaque dado ao património e às indústrias criativas, no @Baixa Coimbra está prevista a introdução de mobiliário urbano inteligente, como mupis, bancos com tecnologia que permite carregar telemóveis, painéis informativos para visualizar, em tempo real, os lugares de estacionamento existentes. O investimento em sistemas de informação digital e realidade aumentada, a operacionalização de uma Plataforma de Gestão Inteligente de apoio à tomada de decisão e monitorização da área de abrangência, na qual a sustentabilidade ganha lugar de destaque, estão também contemplados.
O projeto @Baixa, financiado pelo PRR com 1,236 M€, deverá estar implementado até final de 2025 e constitui-se uma oportunidade para Coimbra impulsionar o crescimento económico, promover a proximidade e a coesão territorial. A presença de todos nesta sessão é fundamental para a transformação da Baixa de Coimbra.