É um marco significativo na estratégia de expansão do grupo, que está presente em mais de 20 países da Europa e conta com mais de 16 mil colaboradores, e promete transformar Coimbra num epicentro de inovação e tecnologia automóvel. A crescente comunidade tecnológica, o facto de a cidade contar com um dos melhores ecossistemas de startups a nível nacional e a proximidade com a Universidade de Coimbra foram alguns dos fatores que contribuíram para a escolha da localização.
O Constellation Tech Hub funcionará como uma extensão da equipa tecnológica do grupo e entra agora em campo no Estádio Cidade de Coimbra. O grupo está já a preparar projetos e soluções pioneiras, que serão, em grande parte, desenvolvidos a partir deste novo hub. O foco estará no desenvolvimento de uma gama de soluções tecnológicas em múltiplas plataformas para todas as empresas do grupo, utilizando metodologias Agile, capacidades de automação e modelos inovadores.
Com a ambição de se tornar num dos maiores centros de desenvolvimento tecnológico do grupo, o Constellation Tech Hub conta já com uma equipa de mais de 50 pessoas, a trabalhar em áreas como operações, design, produto, cibersegurança e engenharia, e a usufruir de um modelo de trabalho híbrido e horários flexíveis. Até ao final do ano, o plano passa por contratar cerca de 100 talentos e, num horizonte de três anos, a expectativa é a de atingir as 250 contratações. As vagas atualmente disponíveis podem ser encontradas em https://www.linkedin.com/company/constellation-automotive-group-tech-hub/.
“Coimbra, uma cidade com forte tradição académica e grande potencial tecnológico. Esta presença em Portugal irá permitir-nos continuar a trabalhar em oportunidades inovadoras e líderes de mercado que estão na vanguarda do avanço tecnológico no setor automóvel europeu. O novo hub será uma extensão vital da nossa equipa tecnológica global e crucial para impulsionar o nosso crescimento e o desenvolvimento de novos produtos e plataformas”, realçou Robert Teagle, CIO do Constellation Automotive Group.
Líder no mercado automóvel digital europeu, o Constellation Automotive Group combina as marcas digitais de destaque nos segmentos C2B, B2B e B2C, nomeadamente BCA (o principal mercado B2B de automóveis usados, totalmente digital, no Reino Unido e na Europa – estando presente em mais de 20 países, incluindo Portugal), Cinch (pioneira digital no segmento automóvel B2C, com o objetivo de eliminar a complexidade associada à compra de um carro usado), WeBuyAnyCar (o maior serviço de compra de veículos do Reino Unido, já tendo apoiado mais de 2,5 milhões de clientes) e Marshall (um dos 10 maiores grupos de concessionários da Europa, com 142 concessionários no Reino Unido, representando 23 dos principais fabricantes mundiais).
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes