Depois do sucesso que constituiu a primeira edição do Coimbra IS, que decorreu em setembro do ano passado e contou com a participação de cerca de mil pessoas, o evento regressa renovado em outubro deste ano. Câmara Municipal, UC, IPC, IPN e iParque unem-se com o mesmo objetivo: fortalecer o ecossistema empreendedor e de inovação e atrair investimento para o concelho.
O Coimbra IS’23 contou com mais de mil participantes, 41 empresas e instituições, 47 projetos de investigação, 40 oradores e 140 empresas reconhecidas pelo Município. Um inquérito de satisfação realizado durante o evento revelou que mais de 70% dos participantes ficaram muito satisfeitos com a experiência global do evento, sendo que 50% destacaram a mostra de empresas como o que mais apreciaram.
A edição deste ano está a ser preparada pelo Município, em conjunto com os parceiros, e contará com uma mostra de empresas e instituições, painéis de discussão e palestras, assim como diversos momentos de networking e reconhecimento de mérito empresarial. Uma das novidades de 2024 é a introdução do setor espacial, um cluster emergente no concelho e que tem despertado grande interesse, além dos clusters Tech e Health, já consolidados, que voltarão a ser uma presença forte.
“Este evento constituiu um momento de afirmação da excelência do ecossistema de empreendedorismo e inovação de Coimbra, assim como do papel ativo deste Executivo Municipal na captação de novo investimento para o concelho”, considera Miguel Fonseca, destacando que “na edição de 2024, além de destacarmos um cluster em grande ascensão – o espacial – estamos a procurar imprimir um cariz ainda mais internacional ao Coimbra IS”.
As inscrições para o evento são gratuitas para os participantes e para as empresas que queiram estar presentes na mostra (sujeitas a validação e limitadas à lotação do espaço) e serão disponibilizadas em breve, assim como o programa, no site do evento coimbra IS’24 (coimbrainvestsummit.pt) e nos canais do Município.