O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, deu início à sessão, que marcou o arranque da liderança de Coimbra na área temática “Cultura e Animação do Observatório Europeu dos Centros das Cidades”. Esta função é partilhada com a cidade eslovena de Ptuj, cuja presidente da Câmara, Nuška Gajšek, também participou neste primeiro encontro realizado por videoconferência
“Este Observatório cria oportunidades para trabalharmos juntos para a revitalização dos centros das nossas cidades, dado que os problemas e os desafios são comuns”, afirmou José Manuel Silva, acrescentando que “Coimbra está a trabalhar em novas estratégias para atrair pessoas e atividades para o centro da cidade, havendo já novas empresas que estão a escolher esta zona para se instalarem”.
Por sua vez, a presidente de Ptuj sublinhou a importância da dinamização cultural na estratégia de desenvolvimento da sua cidade, dando como exemplo a reconversão de uma antiga vidraria num centro cultural de referência.
Responsáveis de cidades como Florença, em Itália, Rzeszów, na Polónia, ou Lund, na Suécia, geminada com Coimbra, expuseram algumas das iniciativas culturais de dinamização que implementam, no âmbito das suas políticas públicas.
A estratégia de dinamização da Baixa de Coimbra foi apresentada pelo vereador Miguel Fonseca, que representa a CM Coimbra na copresidência deste Observatório. Projetos como a Feira do Livro, a Montra de Artes e Ofícios, a Feira Medieval, a animação de verão e de Natal foram alguns dos exemplos dados a conhecer pelo vereador, assim como o projeto @Baixa Coimbra, resultante da candidatura conjunta do Município, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) e da Coimbra Mais Futuro à linha de financiamento “Bairros Comerciais Digitais” (do Plano de Recuperação e Resiliência – PRR) e que obteve um financiamento de 1,24 milhões de euros.
O Observatório Europeu, nas suas seis áreas temáticas (“Gestão do centro histórico e suas ferramentas”; “Habitação e vida urbana”; “Diversidade comercial, artesanato e mercados”; “Logística e entrega de última milha”; “Cultura e animação” e “Desenvolvimento sustentável e mobilidade”), é dinamizado pela associação francesa Centre-Ville en Mouvement.
Coimbra é a única cidade portuguesa que lidera um dos observatórios temáticos, sendo os restantes presididos por representantes de cidades espanholas, francesas e alemãs. Em novembro de 2025, em Paris, está prevista uma reunião plenária na qual serão partilhados resultados e boas práticas.