14 Março 2024

Festival CIGAFesta traz artistas de Coimbra e DJs de renome internacional ao Mercado Municipal

Festival CIGAFesta traz artistas de Coimbra e DJs de renome internacional ao Mercado Municipal

O festival de música eletrónica CIGAFesta, que decorre no Mercado Municipal D. Pedro V, nos dias 22 e 23 de março, apresentou hoje, dia 14 de março, o cartaz completo em conferência de imprensa. O evento, apoiado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, União das Freguesias de Coimbra, Praça do Mercado e Casa das Artes Bissaya Barreto, conta com vários artistas da cidade, mas também com DJs de renome internacional como VHOOR e Silvestre.

O Festival começa com a Matinée na Casa das Artes Bissaya Barreto, entre as 18h00 e as 21h00, em que She Co (Francisco Monteiro) e Assafrão (João Craveiro) são os DJs designados para o aquecimento. Já no Mercado Municipal D. Pedro V, a programação inicia-se às 22h00 e termina às 02h00, com DJ sets de uma hora cada. Bernardo Matos começa a programação, seguindo-se Mariana Roque. O DJ e produtor lisboeta Silvestre atua às 23h59 de dia 22 e a noite encerra com a dupla Spinning Jenny (Joana Moura Ferreira e João António Sousa).

 

No dia 23 de março, a festa começa às 22h00 para escuta do dj set de silvveira (Carlos Silveira), seguindo-se o DJ set de Bhikha (Pedro Bicá), às 23h00, abrindo a pista para um dos maiores impulsionadores do funk brasileiro, VHOOR, que sobe a palco às 23h59 de dia 23. A noite encerra com DJ set de Caucenus (António Ramires) e No Brega (Fábio Nóbrega).

 

A CIGA239, que organiza o evento, é uma editora e associação cultural de Coimbra. Trata-se de um coletivo de pessoas, DJs, produtores musicais e programadores culturais que exploram a música eletrónica e experimental e difundem talento local. O CIGAFesta pretende servir como evento de apresentação da editora à cidade.

 

As pulseiras que dão acesso ao festival podem ser adquiridas online, na BOL, tendo as primeiras 100 o valor de 10€ e as seguintes o custo de 12€.

 

“Esta é uma iniciativa agregadora, que tem um conjunto de parceiros, que se juntaram para permitir a sua realização”, começou por afirmar Miguel Fonseca, destacando que se trata de um evento “diferente do habitual, disruptivo, para um espaço como o Mercado Municipal”. O vereador referiu que o “objetivo macro é captar cada vez mais públicos para o Mercado e mostrar que, além de uma estrutura arquitetónica de excelência, que tem a sua atividade principal, na área do comércio, este espaço tem vindo cada vez mais a captar um conjunto de iniciativas diversas de âmbito cultural, desportivo e outros”.

 

“Sentimo-nos muito felizes e concretizados em saber que podemos apresentar este género de proposta ao Município e à União das Freguesias e temos apoio”, sublinhou Fábio Nóbrega da CIGA239.

 

Já o presidente da União das Freguesias de Coimbra, João Francisco Campos, deixou um convite à cidade e a todos os que gostam deste tipo de música”, lembrando que “Coimbra é a terceira cidade do país com mais eventos culturais ao vivo” e destacando a união entre os vários parceiros que permitiram a realização do evento.

 

Também Tiago Camilo, da Praça do Mercado, apelou à participação de todos, desejando que esta seja “a primeira edição de muitas no Mercado Municipal D. Pedro V”.

 

O Mercado Municipal D. Pedro V funciona de segunda a sábado. O piso 0 do Mercado Municipal está aberto das 06h00 às 19h00. Já os pisos 1 e 2 funcionam até às 24h00, de segunda a quarta-feira, e, até às 02h00, de quinta-feira a sábado.

 

 

 

 

 

 

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×