O Mercado Municipal D. Pedro V tem hoje novas dinâmicas e desafios. Nos últimos anos, houve necessidade de encontrar novas soluções para os horários de funcionamento, aberturas e encerramentos excecionais, seguindo as práticas do comércio local, mas adaptando o funcionamento aos novos modelos de negócio e aos serviços instalados, como é o caso do Serviço de Atendimento ao Público da CM Coimbra.
Neste sentido, tendo em atenção o histórico de funcionamento e o modelo de gestão partilhada do Mercado, os serviços municipais propuseram um calendário anual de abertura e de encerramentos excecionais. De acordo com a proposta, o espaço vai estar aberto nos feriados: 29 de março (Sexta-feira Santa), 5 de outubro (Implantação da República) e 1 de novembro (Dia de Todos os Santos).
Por sua vez, as portas do Mercado vão estar encerradas no dia de Carnaval (13 de fevereiro), na Páscoa (31 de março), no dia 25 de abril, assim como no Dia do Trabalhador (1 de maio), no Dia de Corpo de Deus (30 de maio), no Dia de Portugal (10 de junho), no Dia da Cidade (4 de julho) e no dia de Assunção de Nossa Senhora, a 15 de agosto. Este equipamento municipal vai estar também fechado a 1 e 8 de dezembro (Restauração da Independência e Dia da Imaculada Conceição, respetivamente), assim como a 25 de dezembro (Natal) e 1 de janeiro de 2025 (Ano Novo).
O calendário propõe ainda um ajuste do horário de funcionamento do Mercado Municipal D. Pedro V, no dia 24 de dezembro, para que encerre pelas 19h00.
Com a adequação do funcionamento deste espaço às áreas de restauração e em função de ações de dinamização, o calendário poderá vir a ser alterado sempre que tal se justifique.
O Mercado Municipal D. Pedro V conta com 190 lugares para comercialização de produtos das mais diversas áreas – talho e charcutaria, pão e pastelaria, pescado (fresco e congelado), frutas e produtos hortícolas, flores, vestuário, retrosaria e outros. Dispõe ainda da Praça da Restauração e do Serviço de Atendimento ao Público do município, tendo nos últimos tempos, sobretudo com a realização de hastas públicas, recebido novas lojas em áreas tão diversas como fotografia, cabeleireiro, alimentação saudável, artesanato, entre outras.
O piso 0 do Mercado Municipal está aberto de segunda-feira a sábado, das 06h00 às 19h00. Já os pisos 1 e 2 funcionam até às 24h00, de segunda a quarta-feira, e, até às 02h00, de quinta-feira a sábado.