“Os associados da AHRESP passarão a dirigir-se aqui e, naturalmente, têm o atendimento da Câmara para resolver tudo aquilo que é necessário e têm toda a oferta do mercado”, sublinhou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, considerando que a localização das novas instalações da AHRESP contribui para tornar o Mercado Municipal num “espaço polivalente. O autarca reforçou, ainda, que a Câmara Municipal se preocupa em trabalhar com todas as instituições e associações para, em conjunto, potenciarem o desenvolvimento do concelho.
Já o presidente da direção da AHRESP considerou que a nova localização é muito importante, pois permite que as pessoas tirem dúvidas, designadamente no que respeita à legislação, uma vez que estão junto dos serviços de atendimento municipais. O presidente da direção da AHRESP aproveitou, ainda, a cerimónia de inauguração do espaço, para oficializar a integração de mais oito novos associados e para falar dos três eixos estratégicos definidos aquando das eleições: a gastronomia, as pessoas e a presença da AHRESP em todos os distritos do território nacional.
Recorde-se que AHRESP passa agora a localizar-se numa loja do Mercado Municipal D. Pedro V, cedida pala autarquia, e que o Município volta a dispor do edifício da rua da Couraça da Estrela, que estava cedido à AHRESP desde 2013. “Dada a nobreza que caracteriza o imóvel em causa, pela elementar razão de ter representado, numa das suas fachadas, o brasão de Coimbra, é entendimento do Município de Coimbra que tal edifício deverá ser recuperado pela autarquia, no sentido de voltar a poder dispor do mesmo, com vista à melhor prossecução do interesse público municipal”, é referido numa informação dos serviços municipais.
Tendo em vista a recuperação da parte do edifício cedido, o Município de Coimbra propôs ceder gratuitamente à AHRESP a loja P4, situada no Mercado Municipal D. Pedro V, através da celebração de um novo contrato de comodato, que tem como objeto promover e desenvolver a política de turismo do Município. A loja destina-se a ser utilizada como espaço de trabalho/escritório, para o exercício das funções e desenvolvimento das atividades da AHRESP, no âmbito das suas atribuições legais e estatuárias.
O contrato de comodato celebrado entre o Município de Coimbra e a AHRESP é válido pelo período de cinco anos, podendo ser renovado, por iguais períodos, mediante aprovação prévia da Câmara Municipal de Coimbra.
LUSA/CM de Coimbra
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes