O momento da chegada do Pai Natal, previsto para as 10h30, será marcado por uma encenação. Será que o Pai Natal vem mesmo ou alguém vai ter de salvar o Natal? Uma história que promete envolver todos os presentes e que terminará com o velhinho das barbas a instalar-se na sua sala de estar, um cenário que, até ao dia 23 de dezembro, estará no 1º piso do Mercado Municipal. As ajudantes do Pai Natal trazem pinturas faciais, jogos e muitas brincadeiras, a juntar à piscina de bolas.
A chegada do Pai Natal marca o arranque do fim de semana prolongado repleto de alegria e atividades natalícias, inseridas no programa do Município “Coimbra Natal’23”, que ditaram a abertura excecional do Mercado D. Pedro V no domingo, dia 10. Durante estes três dias (8, 9 e 10 de dezembro) decorre também no 1º piso o Hype Market de Natal, um mercado urbano que pretende dar oportunidade aos artistas e empreendedores de exporem os seus trabalhos. O evento prevê a participação de mais de 30 expositores e une criativos de várias áreas, como o artesanato, a bijuteria, a pintura e a moda e conta com atividades para toda a família. Além das tradicionais bancas, está ainda prevista a realização de workshops e de demonstrações (condições de participação no Facebook do Coimbra Hype Market). Na sexta-feira, dia 8, das 16h00 às 18h00, decorre o workshop Costura de Natal; para sábado, dia 9, entre as 10h00 e as 12h00 está agendado um workshop de Postais de Natal, entre as 14h00 e as 16h00 outro de casinhas de Natal e, das 18h00 às 20h00, um de enfeites de Natal em macramé. No domingo, das 10h00 às 12h00, o Mercado acolhe uma oficina de escrita. Para os mais pequenos, estão planeados workshops de reciclagem e de origamis (dia 8, das 10h00 às 12, dia 9 das 14h00 às 16h00 e dia 10 das 16h00 às 18h00).
Na sexta-feira e no sábado o Hype Market funciona entre as 10h00 e as 22h00, já no domingo está aberto das 10h00 às 18h00 para quem quer aproveitar para fazer algumas compras de Natal. Além disso, esta iniciativa terá um cariz solidário com a recolha de bens para a Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM Coimbra), Associação Grupo Gatos Urbanos e Movimento Intervenção Matilhas.
Destaque também para a animação musical ao longo de todo o mês. No dia 8, logo após a chegada do Pai Natal, às 11h00, atua o grupo “Sons da Casconha” e às 21h00 há Noite de Fados com Luís Travassos. Para dia 9, às 11h00, está marcado o flash mob dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra. No dia 15, às 21h00, tem lugar um concerto muito especial à luz das velas com a fadista Edna Costa. No dia 22, às 11h00, chega ao Mercado o grupo de concertinas “Os Sempre na Paródia” e, às 21h00, realiza-se um concerto da Filarmónica Adriano Soares. No dia 23 de dezembro, também às 11h00, é a vez do grupo de concertinas “Foles e Cantorias”.
Ainda no âmbito da programação de Natal do Mercado D. Pedro V, no dia 16 de dezembro às 11h00, há cinema infantil e às 12h00 a performance de Inês Moura “Ciranda 2023”, que vai marcar o fim da instalação temporária com o mesmo nome que se encontra neste equipamento municipal desde o dia 12 de outubro, inserida na iniciativa “O Mundo do Vinho”.
Esta é a primeira vez que o Mercado Municipal D. Pedro V terá uma zona dedicada exclusivamente ao Natal. O cenário do Pai Natal ficará instalado no 1ºpiso até dia 23 de dezembro e todos os que visitem o espaço terão a oportunidade de tirar fotografias.
“Numa época de partilha e magia, convido todos a juntarem-se a nós no Mercado Municipal D. Pedro V. Ao apoiarmos e desenvolvermos iniciativas como estas, estamos a imprimir uma nova dinâmica a este espaço municipal, que terá com certeza um impacto positivo em todos os que aqui desenvolvem a sua atividade, mas também para a cidade, fazendo, aos poucos, com que este volte a ser um centro de atividade e um ponto de encontro para todos”, afirma o vereador Miguel Fonseca, destacando ainda “o caráter solidário, de incentivo ao comércio tradicional e de valorização da cultura, das iniciativas programadas para este equipamento”.
Este ano, pela primeira vez, o Mercado Municipal D. Pedro V entra também no roteiro do Fim de Ano do Município de Coimbra com a atuação do músico brasileiro Celso Cambaio, às 22h00. Para isso, e uma vez que o dia 31 de dezembro é um domingo, o Mercado estará aberto, a título excecional, entre as 19h00 e as 04h00.
A programação de Natal do Mercado realizada pelo Município em parceria com a Renasceia, empresa concessionária dos espaços de restauração, conta com o apoio da União das Freguesias de Coimbra e da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra.
Programa “Coimbra Natal’23” na íntegra aqui.