“Hoje é um dia histórico para Coimbra, estamos muito satisfeitos por retomar finalmente as relações com Guangzhou”, começou por dizer o vereador Miguel Fonseca, que, em representação do presidente da CM de Coimbra, recebeu a delegação chinesa, composta por Chen Shuang, diretora-geral da Secretaria Municipal de Educação, Chen Jianhua, chefe do Gabinete de Economia, Indústria e Informação, Xu Hemiao, diretora do Gabinete Geral do Departamento de Educação e Li Ying, diretor do Gabinete de Educação Vocacional e Educação ao Longo da Vida.
A receção, que decorreu na Sala de Sessões da CM de Coimbra, contou ainda com a presença da vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz, e do presidente do Conselho de Administração do iParque, Ricardo Lopes. Foram igualmente convidados António Queirós, secretário-geral da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China e vice-presidente do Observatório da China, assim como Ping Chow, presidente do Conselho Executivo da CCPC-PME: Câmara de Comércio de Pequenas e Médias Empresas Portugal-China, que estiveram na génese do Protocolo de Entendimento e Cooperação entre os dois municípios, em 2013.
“Bem-vindos à cidade mais bonita da Europa”, saudou Ana Cortez Vaz, reforçando a hospitalidade de Coimbra. Ricardo Lopes destacou a “abertura do atual executivo municipal para acolher novas empresas e investidores”, realçando “o talento disponível” e o desafio de “criar emprego para fixar os jovens”.
Durante a reunião, a comitiva chinesa demonstrou grande interesse em estabelecer sinergias e aprofundar a cooperação, sobretudo, nas áreas industrial e económica, destacando que “o ambiente educacional em Coimbra é propício para negócios e inovação”. Os responsáveis da cidade chinesa explicaram que Guangzhou possui um vasto leque de oportunidades em 38 categorias de indústria, sendo a automóvel a mais relevante e demonstraram interesse em colaborar com Coimbra em áreas como as energias renováveis e medicamentos baseados em biotecnologia.
O secretário-geral da Câmara de Cooperação e Desenvolvimento Portugal-China, António Queirós, deu a conhecer à comitiva o compromisso da Câmara Municipal de Coimbra “em passar dos acordos do papel para a prática política”, sublinhando que “a importância de Coimbra está para além dos limites do concelho” e que a cidade se assume como “a base do desenvolvimento da região centro de Portugal” e, por isso, deverá ser “o ponto focal da cooperação”. Y Ping Chow, da União das Associações de Cooperação e Amizade Portugal China, concluiu os trabalhos destacando que os laços de cooperação entre Coimbra e Guangzhou estão “agora mais fortes do que nunca”.
Depois da receção na Câmara Municipal de Coimbra, a comitiva chinesa visitou o Instituto Pedro Nunes e a Universidade de Coimbra.