Segundo a informação dos serviços municipais, as duas iniciativas revelam-se “de grande interesse para os habituais utilizadores do Mercado Municipal”, para além de contribuirem para a “captação de novos públicos, sobretudo mais jovens”. Com estas iniciativas, a Renasceia, a concessionária dos espaços de restauração do Mercado, pretende apostar na divulgação das novas valências existentes no espaço municipal.
Assim, de 15 a 17 de setembro, o Mercado vai acolher o “Coimbra HypeMarket no Mercado”, um “mercado urbano criativo que pretende dar oportunidade aos artistas e aos empreendedores de exporem os seus trabalhos”, como artesanato, bijuteria, pintura, moda ou atividades para toda a família. Além das tradicionais bancas dos expositores, vão também integrar o evento workshops, demonstrações, atividades para crianças e música ao vivo. Para tal, o Mercado Municipal vai estar, excecionalmente, aberto no domingo, dia 17, das 8h00 às 16h00, estando o reforço da vigilância das instalações e de todas as tarefas de limpeza do Mercado a cargo da Renasceia.
Por sua vez, a iniciativa “Saúde e Bem-estar no Mercado”, agendada para dia 23 de setembro, vai contar com showcookings, demonstrações temáticas, rastreios, colheitas de sangue e ações de sensibilização, à semelhança de outros eventos idênticos organizados em parceria com a CM de Coimbra. Destaque para o Showcooking de Cozinha Saudável e Vegan com Catarina Camacho (Cozinha sem Peneiras) ou para a Demonstração de Pães Rústicos e de Fermentação natural com Andrea Paiva (Farinha & Afeto), bem como a presença do Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
À semelhança de outras ações, como por exemplo a primeira edição do ÓHQUETUGA FEST ou a Fan Zone do Mundial, pretende-se com esta iniciativa dinamizar o Mercado Municipal D. Pedro V, com mais dois eventos que promovem este espaço comercial, que também se quer lúdico e cultural, disponível a todos os munícipes e turistas que visitam Coimbra.