Ageing@Coimbra
A 01 de julho de 2013, a Região Centro de Portugal, através da representação do Consórcio Ageing@Coimbra, foi reconhecida pela Comissão Europeia como a primeira Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável em Portugal, com 2 estrelas.
Em 2016, a Região Centro, através da representação do Consórcio Ageing@Coimbra, renovou e melhorou a classificação para 3 estrelas, juntamente com o reconhecimento da área metropolitana do Porto e da região do Algarve a Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável.
Já em 2019, a Região Centro de Portugal foi uma das 25 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Comissão Europeia com a classificação máxima (4 estrelas).
Por fim, a 10 de outubro de 2022, o Consórcio Ageing@Coimbra recebeu a renovação do estatuto de Região Europeia de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, com a pontuação máxima (4 estrelas), existindo ao todo 40 Regiões Europeias de Referência para o Envelhecimento Ativo e Saudável, reconhecida pela Comissão Europeia com esta classificação máxima. Na pessoa do Sr. Coordenador do Ageing@Coimbra, Prof. Doutor João Malva, o Município de Coimbra congratula este consórcio por este prémio europeu.
Fórum da RIAC
Decorreu, na passada sexta-feira, o Fórum da Rede Institucional das Adições de Coimbra. Esta iniciativa realizou-se no âmbito da implementação do Plano de Ação da Rede Institucional das Adições de Coimbra 2022 (RIAC) e contou com a participação de várias entidades locais que atuam nesta área [nomeadamente o IREFREA, a Cáritas Diocesana de Coimbra, ANAJovem, DICAD, ARS – Centro, Existências, IEFP, Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais] que abordaram as quatro áreas de intervenção: prevenção, tratamento, redução de riscos e minimização de danos e reinserção social. Durante o período da tarde foram dinamizados, pelas entidades parceiras da RIAC [IREFREA e Existências; Equipa Técnica Especializada de Tratamento de Coimbra; Cáritas Diocesana de Coimbra e ANAJovem], três workshops com diferentes dinâmicas a funcionar em simultâneo.
A realização deste fórum pretendeu cumprir um dos objetivos preconizado pela RIAC: “Potenciar sinergias, competências e recursos locais e comunitários de resposta aos problemas das adições, especificamente nas áreas da prevenção, redução de riscos e minimização de danos, tratamento e reinserção”, através do debate e da partilha de boas práticas e de estratégias de atuação no âmbito desta problemática, bem como do debate dos constrangimentos e limitações no âmbito da atuação profissional. De entre os vários contributos, foi sugerido que a RIAC possa funcionar como um canal regulador de comunicação e informação entre os parceiros que atuam na área dos comportamentos aditivos e dependências e a população em geral, de forma a garantir maior eficácia, cobertura e organização do conjunto de respostas e equipamentos sociais a nível local.
54 anos da Obra de Promoção Social do Distrito de Coimbra
A Obra de Promoção Social do distrito de Coimbra completou na passada sexta-feira, 54 anos e o Município congratula esta entidade. A Obra de promoção Social dispõe de várias valências, mas destacamos as respostas sociais – Casa da Mãe – comunidade de inserção de jovens mães, Centro de acolhimento temporário e CLDS.
30 anos da ACAPO – Delegação de Coimbra
A Delegação de Coimbra da ACAPO fez 30 anos este sábado. Com um trabalho notável e meritório na inclusão e integração de pessoas portadoras de deficiência visual, o Município orgulha-se de poder contar em Coimbra com esta delegação, desejando saúde e os maiores sucessos a todos os associados, portadores de deficiência visual, bem como ao corpo técnico, pelo trabalho extraordinário que faz no sentido de autonomização e capacitação destas pessoas.
Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza
Hoje, 17 de outubro, comemora-se o dia internacional para a erradicação da pobreza, e o Município de Coimbra, através da Rede Social, juntamente com o núcleo de Coimbra da Rede Europeia Anti Pobreza, dinamizaram, a pedido do Sr. Coordenador da ENIPSSA, Dr. Henrique Joaquim, um world café sobre a temática das pessoas em situação de sem-abrigo.
Esta sessão que decorreu hoje durante a manhã no Café Santa Cruz contou com a presença de entidades que prestam respostas sociais a estas pessoas, estando também presentes pessoas que passaram por esta condição.
Foi uma manhã de trabalho, de troca e partilha de experiências, bastante profícua para os técnicos que trabalham diariamente com esta população com características tão complexas.
Deixo apenas algumas conclusões deste encontro – as políticas sociais devem ser acima de tudo humanistas, nas medidas de intervenção social há uma lacuna grave no que concerne à doença mental e à habitação, cada pessoa tem de ser trabalhada de forma única e individual – dado que cada um tem a sua ‘bagagem’, e por último o discurso de uma pessoa que já esteve em situação de sem-abrigo, quando refere que “189€ (o valor do RSI) é um sapato muito apertado, para quem quer correr”.
Termino deixando uma citação do nosso Presidente da República, Prof. Marcelo Rebelo de Sousa, no livro ‘Diário de um sem-abrigo’, de Jorge Costa: “Há de haver um dia em que os ‘invisíveis, ‘inconvenientes’, ‘ignorados’ das ruas de Portugal entrem pelos olhos dentro da grande maioria dos portugueses”.