A CM de Coimbra aprovou a compra de 22 autocarros elétricos: 10 viaturas de 12 metros (‘standard’), pelo valor de 5.227.881,30 euros (IVA incluído), à empresa Carbus – Veículos e Equipamentos, S.A, e 12 autocarros elétricos de sete metros (‘mini’), pelo valor de 4.123.800,00 euros (IVA incluído), à empresa e Oceântia, Lda. A proposta foi analisada e aprovada, ontem, durante a reunião do Executivo que se realizou na sede da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira da Frades.
A aquisição é comparticipada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental.
Esta operação está incluída numa candidatura que a CM Coimbra, através dos SMTUC, promoveu ao POSEUR para a aquisição de 22 novos autocarros elétricos (sendo 10 ‘standard’ e 12 ‘mini’) e respetivos sistemas de carregamento, que foi aprovada em fevereiro. A operação representa um investimento total de 8.8M euros, sendo comparticipada em 6.4M€ euros (100% do valor elegível) por fundos comunitários e os restantes 2.4M euros pela CM Coimbra, por não serem considerados elegíveis para a candidatura.
O objetivo da autarquia é, assim, continuar a renovar a frota dos SMTUC com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos.