3 Maio 2022

CM Coimbra propõe alteração do projeto do Metrobus na rua General Humberto Delgado

CM Coimbra propõe alteração do projeto do Metrobus na rua General Humberto Delgado

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de hoje, uma proposta de alteração ao projeto do Sistema de Mobilidade do Mondego (SMM), no troço Alto de S. João – Portagem. A autarquia pretende que a Metro Mondego avalie “a adoção de um perfil menos intrusivo, com a redução de uma das vias de circulação automóvel, no sentido oeste/este” da rua General Humberto Delgado, entre a rotunda da avenida Fernando Namora e a rotunda da ACIC, pode ler-se na informação técnica hoje discutida.

A CM Coimbra pretende que a Metro Mondego avalie uma alteração ao projeto do SMM para que a inserção urbana do canal do Metrobus seja realizada através da redução de uma das vias automóveis na rua General Humberto Delgado, no sentido da avenida Fernando Namora e até à rotunda da ACIC.

 

“Nesse sentido e em direta interação com a Câmara Municipal foram estudados diversos cenários de procura e de soluções geométricas, de forma a identificar qual a melhor solução para, sem pôr em causa o normal desempenho do sistema, permitisse libertar algum espaço afetado ao sistema rodoviário”, constatou a vereadora da CM Coimbra, Ana Bastos, que tem competências delegadas nas áreas do planeamento territorial, infraestruturas e espaços públicos, transportes e mobilidade.

 

“Considerando os resultados do estudo efetuado pela empresa Engimind, verifica-se a possibilidade da redução de uma das vias previstas para a rua General Humberto Delgado, no sentido da avenida Fernando Namora, mantendo um desempenho adequado. Esta alteração permite o objetivo de diminuir o espaço dedicado ao tráfego motorizado, promovendo a mobilidade suave através da sua utilização como zona pedonal ou ciclovia”, pode ler-se na informação técnica dos serviços municipais hoje aprovada na reunião do executivo.

 

A vereadora Ana Bastos destacou, precisamente, que “a adoção deste perfil menos intrusivo, permitirá reafectar o espaço sobrante à mobilidade pedonal e eventualmente a outros modos suaves. Nesse sentido, é aqui proposto aprovar esta pretensão, e em conformidade dar conhecimento desta conclusão à Metro Mondego para revisão localizada do projeto”.

 

A empresa Engimind avaliou os fluxos de trânsito em vários cenários e apresentou quatro soluções, sendo que os serviços técnicos consideram que uma só via não teria capacidade para garantir uma adequada taxa de saturação, nomeadamente na rotunda da ACIC, pelo que se irá manter duas vias no sentido Estádio, sendo a via suprimida no sentido à Circular de Coimbra, isto é, oeste/este.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×