A CM Coimbra vai formalizar dois protocolos de cooperação com duas escolas do Instituto Politécnico de Coimbra – o ISCAC e o ISEC. Na informação do Gabinete da Presidência da autarquia, aprovada ontem na reunião do executivo, é referido que “foi manifestada a disponibilidade desta autarquia junto de várias instituições de ensino superior para a outorga de um protocolo formal de colaboração, como intuito de, numa relação win-win, proporcionar uma melhor formação, promover uma mais fácil integração dos alunos no mercado de trabalho e disponibilizar um vasto laboratório aos investigadores”.
A mesma informação acrescenta ainda que “as instituições públicas devem procurar contribuir para a formação dos alunos e para o desenvolvimento dos investigadores, o que pressupõe que os mesmos possam aplicar os seus conhecimentos e investigar em contexto real de trabalho e no território do concelho”.
O protocolo com o ISCAC prevê potenciar a “cooperação entre as duas instituições em projetos de investigação e na divulgação de eventos organizados por cada um dos outorgantes”. No documento, o ISCAC compromete-se a “contribuir para a promoção da imagem do Município de Coimbra, bem como contribuir para a divulgação e apoio de eventos por este organizados”, e ainda a colaborar, “com disponibilização dos seus recursos humanos e técnicos, sempre que tal se torne útil à concretização de projetos municipais, quando para o efeito seja solicitado”. O acordo prevê também a redução em 20% do “preço anual em todos os cursos não conferentes de grau, v.g., pós-graduações e cursos breves, entre outros, a todos os colaboradores municipais”.
Por seu turno, ao Município de Coimbra compete “contribuir para a promoção da imagem do ISCAC e para a divulgação dos seus cursos, projetos, serviços e outros eventos, junto das empresas e instituições locais, das famílias e dos jovens que potencialmente possam vir a prosseguir os estudos superiores”; “colaborar com o ISCAC, com disponibilização dos seus recursos humanos e técnicos, em condições a acordar, sempre que tal se torne útil à concretização de projetos do ISCAC, quando para o efeito seja solicitado”; “partilhar com o ISCAC parcerias, experiências, atividades e resultados decorrentes do seu envolvimento em redes de cooperação nacionais e transnacionais”; e “integrar a Bolsa de Empresas/Instituições potencialmente acolhedoras de estágios curriculares dos alunos finalistas dos cursos de Licenciatura e Mestrado”, pode ler-se no protocolo.
Já o protocolo com o ISEC prevê a cooperação entre as duas instituições, designadamente em projetos de I&D que sejam do interesse de ambas as partes. “Colaborar na formação dos alunos do ISEC, nomeadamente, na participação em aulas, palestras ou seminários, bem como na definição de perfis profissionais necessários para o desenvolvimento da atividade do Município de Coimbra”; “colaborar na formação dos alunos em contexto de trabalho como forma de facilitar a sua integração no mercado de emprego”; e “dar visibilidade a este acordo, nomeadamente, através de links nos respetivos sítios na Internet e, quando julgado conveniente, em ações organizadas por qualquer uma das partes”, são outras das ações previstas.
Ambos os protocolos entram em vigor na data da sua assinatura, sendo válido pelo período de dois anos, automaticamente renovável, por igual período, se não houver lugar a denúncia do mesmo por qualquer uma das partes outorgantes.