A edição de abril da “Montra das Artes & Ofícios” acontece uma semana mais cedo do que o habitual (terceiros domingos de cada mês), uma vez que o terceiro domingo do mês coincide com o Dia de Páscoa. Assim, já no próximo domingo, dia 13 de abril, a Baixa de Coimbra vai receber 21 artesãos, que vão divulgar o artesanato ancestral em comunhão com criações artísticas contemporâneas.
A iniciativa decorre entre as 9h00 e as 19h00 e integra a realização de trabalhos ao vivo, levando os visitantes a descobrir o património material e imaterial, através da arte de criar objetos feitos à mão.
Nesta edição, o envolvimento das associações do concelho, como uma oportunidade de mostrarem à comunidade local e turistas a diversidade da atividade cultural que o território oferece, estará presente através da colaboração do Grupo de Concertinas Foles e Cantorias de Santa Clara (às 11h00), de As Fans – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra (às 12h00), do Grupo de Concertinas Os Sempre na Paródia de Coimbra (às 15h00) e do Grupo de Capoeira Muzenza (a partir das 16h30).
Áreas como a cerâmica, com destaque para a loiça de Coimbra, a tecelagem de Almalaguês, os utensílios em madeira, em couro, a tanoaria, as rendas de filé, a ilustração ou produtos concebidos de forma sustentável, vão estar representadas no evento, que cruza a tradição com a contemporaneidade, através da criação de produtos originais, com assinatura de autor, e com recurso a múltiplas técnicas e matérias-primas.
A “Montra das Artes & Ofícios” integra a programação municipal desde 2023, numa organização do Município, em parceria com a Agência para a Promoção da Baixa e Coimbra (APBC), a CoimbraMaisFuturo e o Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE).
Em maio, o evento está programado para o dia 18.