A Gala #CoimbraMéritoDesportivo contou com a presença do presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, da ministra da Justiça, Rita Alarcão Júdice, do secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, e dos vereadores da CM de Coimbra. Foram entregues diplomas a cerca de 170 atletas e 15 troféus a equipas, em representação de 25 clubes do concelho, integrados em 18 federações. Os destaques da noite foram, contudo, para três prémios especiais: #Coimbra Mérito Desportivo; #Coimbra Evento Desportivo do Ano; e #Coimbra Evento Desportivo Inclusivo do Ano.
O presidente da Câmara destacou o elevado número de homenageados “por levarem o nome de Coimbra mais longe”, o que significa que a cidade tem boas condições para a prática desportiva. O autarca salientou, ainda, que a Câmara Municipal está muito atenta ao desporto e que está a desenvolver o Plano de Desenvolvimento Desportivo do Município de Coimbra, para “continuar a trabalhar mais e melhor, para proporcionar ainda melhores condições aos nossos desportistas”.
Em jeito de balanço, o vereador do Desporto da CM de Coimbra, Carlos Matias Lopes, destacou que os últimos quatro anos foram “excecionais em termos desportivos para o concelho de Coimbra e para o país”. “Produzir mais e melhor” e “deixar as melhores condições possíveis para que o ecossistema desportivo continue a prosperar” são o mote para o futuro, que passa também pela concretização do Plano de Desenvolvimento Desportivo municipal que “nunca existiu em Coimbra”.
Na gala, o Clube Fluvial de Coimbra, considerado atualmente o clube mais representativo do distrito, foi distinguido com o prémio #Coimbra Mérito Desportivo. Em 2024, somou diversos títulos nacionais e marcou presença nas mais importantes provas internacionais, com atletas a representarem as seleções nacionais. Entre os feitos de maior destaque está a conquista do Campeonato Nacional de Kayak Polo, após vencer o Clube Kayak Polo da Barra (Oeiras) na etapa final, disputada em Coimbra, no Rio Mondego, que também coroou os campeões na categoria sub-16. A vitória garantiu a presença do clube no Campeonato Mundial de Kayak Polo, realizado na China, onde cinco atletas representaram Portugal: Sérgio Bento, Pedro Abreu e Tiago Ribeiro (categoria sénior), e Henrique Marques e Bernardo José (sub-21).
Por sua vez, o Campeonato Europeu de Triatlo Multisport 2024, foi distinguido como #Coimbra Evento Desportivo do Ano, tendo sido o maior evento da modalidade alguma vez realizado em Portugal. Decorreu entre 14 e 23 de junho do ano passado e reuniu 4.600 atletas de 40 países, com um impacto económico estimado em 3,8 milhões de euros para a região. O evento já havia sido galardoado com os “Óscares do Triatlo”, em Istambul, pela excelência da organização e hospitalidade.
Já o prémio #Coimbra Evento Desportivo Inclusivo do Ano foi atribuído ao Coimbra 2024 World Boccia Paralympic Qualification Tournament, que decorreu de 23 a 27 de março. Este torneio inédito, que atribuía vagas diretas para os Jogos Paralímpicos de Paris, contou com 70 atletas de 25 países nas categorias coletivas: Pares BC3, Pares BC4 e Equipa BC1/BC2.
Durante a gala foram distinguidas modalidades como o badminton, kempo, canoagem, padel, automobilismo, karting, pentatlo moderno, boccia, xadrez, remo, judo, tiro com arco, atletismo, bilhar, golfe, natação, desportos de inverno e karaté. A lista de atletas distinguidos, aprovada na reunião da CM de Coimbra de 7 de abril, pode ser consultada aqui. A seleção dos atletas premiados foi realizada com base na recolha de informação junto das Federações Desportivas de Utilidade Pública, inscritas no Instituto Português do Desporto e Juventude e segue os critérios estabelecidos no Regulamento Municipal das Distinções Honoríficas.
A Gala foi apresentada por Daniel Vieira da Silva e contou com momentos de animação a cargo do artista Luís Travassos, num ambiente que reforçou o compromisso da autarquia com o desporto como pilar de desenvolvimento e coesão social.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Tiago Costa
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes