23 Abril 2025

Festival de Sopas no Terreiro da Erva de 24 a 27 de abril

Festival de Sopas no Terreiro da Erva de 24 a 27 de abril

O Festival de Sopas está de regresso ao Terreiro da Erva entre os dias 24 a 27 de abril, numa iniciativa organizada pela União de Freguesias de Coimbra (UFC) e a Câmara Municipal (CM) de Coimbra. O evento de cariz social e aberto a toda a população, reúne 20 associações do concelho, cada uma responsável pela confeção de uma sopa única. A iniciativa foi apresentada ontem, dia 22 de abril, no Terreiro da Erva.

O Festival de Sopas foi ontem apresentado em conferência de imprensa no próprio Terreiro da Erva, com a presença do presidente da UFC, João Francisco Campos, de funcionários municipais e membros de associações.

 

Durante quatro dias, os visitantes vão poder degustar uma ampla variedade de sopas, desde as mais tradicionais às mais criativas. Entre as opções disponíveis estão sopa de couve (Agrupamento 355 – Montes Claros), sopa de legumes (Agrupamento 358 – Sé Nova), sopa de cenoura (Associação Académica de Coimbra), sopa de feijão (Associação Artística e Cultural Salatina), sopa de espinafres (ARCESI – Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel), sopa juliana (Associação Músicos e Técnicos), sopa de peixe (ANAI – Associação Nacional de Apoio ao Idoso), sopa lavrador (APPACDM de Coimbra), sopa de tomate (Centro Comunitário de Inserção), sopa de cogumelos (Centro Social e Cultural 25 de Abril), sopa de grão (Centro Social e Paroquial da Pedrulha), aveludado de alho francês com crocante de bacon (Centro Universitário Manuel Nóbrega – CUMN), sopa de urtigas (Clube Desportivo Pedrulhense), sopa de perdiz (Confraria de Nossa Senhora da Piedade e São Simão), sopa de cebola (Fraternidade Nuno Álvares – FNA), caldo verde (Grupo Etnográfico da Região Centro – GERC), sopa de feijoca (Grupos de Concertinas Sons de Casconha), sopa da pedra (Grupo Folclórico de Coimbra), sopa de coentros (Sport Clube Conimbricense) e a tradicional canja de galinha (Grupo das Tricanas de Coimbra). As verbas angariadas serão distribuídas equitativamente pelas associações participantes.

 

O kit de participação, que inclui uma tigela, colher e guardanapos para provar todas as sopas, terá um custo simbólico de 10 euros. Será ainda possível adquirir senhas de sopa extra por apenas mais dois euros cada. As bebidas serão vendidas à parte nos diferentes bares espalhados pelo recinto.

 

No primeiro dia, o festival funciona das 16h00 às 22H00. Já na sexta-feira, dia 25 de Abril, e no sábado, o evento decorre das 12h00 às 22h00, terminando no domingo, das 12h00 às 16h00.

 

Além das sopas, o evento conta com um programa cultural e de animação diversificado ao longo de todos os dias do festival. Na quinta-feira, o programa conta com os Amigos da Paródia (19h00), a Orquestra Desigual da Bairrada (21h00) e o GERC (22h00). Na sexta-feira, sobem ao palco o Grupo de Gaiteiros da Associação Salatina (14h00), o Grupo de Cantares Populares “Os Vivências” (15h00), a Orquestra da Associação Salatina (21h00) e o teclista Síncopa (22h00). No sábado, a animação continua com as Concertinas de Casconha (14h00), o regresso dos Amigos da Paródia (19h00) e nova atuação do GERC (22h00). Já no domingo, o encerramento musical faz-se com o Coro BAIXaVOZ (14h00) e as Mondeguinas – Tuna Feminina da Universidade de Coimbra (16h00).

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×