O novo regulamento, aprovado pela Assembleia Municipal, em dezembro de 2021, define um prémio pecuniário de 3.000 euros para o autor do trabalho premiado, que será publicado pelo DC, sem haver lugar ao pagamento de direitos autorais. Tal como explana a proposta dos serviços, pretendeu-se com esta nova versão do regulamento “tornar o Prémio mais atrativo, flexibilizando o período de candidaturas e aumentando o seu valor pecuniário, de modo a torná-lo mais apelativo, tendo em conta que, nas últimas edições realizadas, registou-se um decréscimo no número de candidaturas, assim como na qualidade dos trabalhos a concurso”.
O Prémio pretende distinguir um trabalho jornalístico, na forma escrita, privilegiando o género reportagem, “que promova, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras”. Cada concorrente apenas pode apresentar-se a concurso com um trabalho. São admitidos, exclusivamente, trabalhos escritos em língua portuguesa e que não tenham sido ainda editados ou publicados. A apresentação dos trabalhos deve privilegiar o género reportagem, com um máximo de 12.000 caracteres, incluídos os espaços. Segundo o regulamento, é dada preferência aos trabalhos cujos temas vão ao encontro do Estatuto Editorial do DC. Os trabalhos devem conter na capa o título do trabalho e o pseudónimo do seu autor ou autora, usado pela primeira vez, e podem ser acompanhados de fotografias e ilustrações.
O júri do concurso é constituído por cinco elementos, três designados pelas entidades promotoras e duas personalidades convidadas, sendo que a presidência do júri cabe à CM Coimbra. Segundo a proposta em debate, o representante da autarquia será o presidente José Manuel Silva.
As candidaturas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, a decorrer de 15 de abril a 15 de outubro, devem ser realizadas digitalmente, através dos Serviços Online do Município (https://servicosonline.cm-coimbra.pt) ou presencialmente, junto dos balcões de atendimento da CM de Coimbra, com recurso a formulário de candidatura disponível no sítio da Internet da autarquia.