8 Abril 2025

Edição de 2025 de Prémio de Jornalismo assinala centenário do nascimento de Adriano Lucas

Edição de 2025 de Prémio de Jornalismo assinala centenário do nascimento de Adriano Lucas

No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Adriano Lucas, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, o Diário de Coimbra (DC) e a Universidade de Coimbra (UC) retomam o Prémio de Jornalismo. O prémio, que homenageia Adriano Lucas (1925 – 2011), conimbricense que se destacou na área dos media, vai ter candidaturas a decorrer de 15 de abril a 15 de outubro, segundo a proposta aprovada na reunião de Câmara de 7 de abril. O concurso procura incentivar e promover trabalhos na área do jornalismo, que divulguem, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a sua região.

O novo regulamento, aprovado pela Assembleia Municipal, em dezembro de 2021, define um prémio pecuniário de 3.000 euros para o autor do trabalho premiado, que será publicado pelo DC, sem haver lugar ao pagamento de direitos autorais. Tal como explana a proposta dos serviços, pretendeu-se com esta nova versão do regulamento “tornar o Prémio mais atrativo, flexibilizando o período de candidaturas e aumentando o seu valor pecuniário, de modo a torná-lo mais apelativo, tendo em conta que, nas últimas edições realizadas, registou-se um decréscimo no número de candidaturas, assim como na qualidade dos trabalhos a concurso”.

 

O Prémio pretende distinguir um trabalho jornalístico, na forma escrita, privilegiando o género reportagem, “que promova, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras”. Cada concorrente apenas pode apresentar-se a concurso com um trabalho. São admitidos, exclusivamente, trabalhos escritos em língua portuguesa e que não tenham sido ainda editados ou publicados. A apresentação dos trabalhos deve privilegiar o género reportagem, com um máximo de 12.000 caracteres, incluídos os espaços. Segundo o regulamento, é dada preferência aos trabalhos cujos temas vão ao encontro do Estatuto Editorial do DC. Os trabalhos devem conter na capa o título do trabalho e o pseudónimo do seu autor ou autora, usado pela primeira vez, e podem ser acompanhados de fotografias e ilustrações.

 

O júri do concurso é constituído por cinco elementos, três designados pelas entidades promotoras e duas personalidades convidadas, sendo que a presidência do júri cabe à CM Coimbra. Segundo a proposta em debate, o representante da autarquia será o presidente José Manuel Silva.

 

As candidaturas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, a decorrer de 15 de abril a 15 de outubro, devem ser realizadas digitalmente, através dos Serviços Online do Município (https://servicosonline.cm-coimbra.pt) ou presencialmente, junto dos balcões de atendimento da CM de Coimbra, com recurso a formulário de candidatura disponível no sítio da Internet da autarquia.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×