O novo Espaço Energia resulta de uma iniciativa interdepartamental da CM de Coimbra, no âmbito do Plano de Ação Climática, e pretende dar resposta às necessidades dos munícipes em matéria de informação e apoio técnico, desde a leitura e compreensão das faturas de energia até à promoção de um consumo mais eficiente e consciente, incluindo a defesa dos direitos dos consumidores.
Neste balcão vai ser prestado aconselhamento em matéria de aquisição de energia, equipamentos, seleção de soluções de eficiência energética e energias renováveis, bem como apoio na análise de propostas comerciais. Os cidadãos vão poder solicitar avaliações energéticas das suas habitações e obter orientação sobre investimentos para melhorar o conforto térmico e reduzir os custos com energia. O serviço inclui também informação sobre incentivos e instrumentos de financiamento (locais, regionais e nacionais) disponíveis para apoiar estas intervenções.
Este Espaço Energia, além de reforçar e diversificar a oferta já existente na prestação de um serviço ao munícipe, integra a Rede Nacional de Espaços Energia, coordenada pela ADENE – Agência para a Energia, a qual também foi responsável pela formação dos técnicos que vão dar apoio ao atendimento.
A criação deste espaço insere-se numa estratégia mais ampla do Município na área da energia e da sustentabilidade. Entre outras iniciativas, destacam-se o Plano de Eficiência Energética, a substituição da iluminação interior em escolas e instalações desportivas por luminárias mais eficientes, o concurso para substituição integral da iluminação pública por tecnologia LED — com potencial de poupança na ordem dos 50% — e a participação em projetos internacionais como o REVERTER, financiado pelo Programa LIFE, que permitiu a criação de um balcão digital de apoio ao combate à pobreza energética.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | João Pedro Lopes