11 Abril 2025

Coimbra celebra 51 anos do 25 de Abril com programa de iniciativas para todos os públicos

Coimbra celebra 51 anos do 25 de Abril com programa de iniciativas para todos os públicos

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra preparou um programa diversificado para assinalar os 51 anos do 25 de Abril, com iniciativas que vão desde cerimónias solenes a momentos de participação cívica, expressão artística e cultural, dirigidas a públicos de todas as idades. O ponto alto das comemorações acontece no próprio dia 25 de Abril, com eventos em vários espaços da cidade, mas a programação estende-se também aos dias anteriores e seguintes, através de propostas promovidas por entidades locais, que a autarquia compilou num programa paralelo.

As celebrações oficiais no 25 de Abril arrancam às 9h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com o hastear da Bandeira Nacional, seguido da habitual cerimónia comemorativa. De seguida, às 11h00, decorre a 2ª edição da Assembleia Municipal Jovem, iniciativa que promove o envolvimento cívico e político das gerações mais jovens.

 

Durante a tarde, a agenda prossegue para a vertente cultural. Às 15h00, no Convento São Francisco, é inaugurada a Coimbra BD, um evento dedicado à banda desenhada e à cultura pop. Já a Praça do Comércio recebe, pelas 18h00, o concerto “Paredes de Abril”, de Stereossauro e um conjunto de artistas de renome, como DJ Ride, Ricardo Gordo, Ana Magalhães, Pedro Jóia, Beatriz Rosário e Ricardo Silva, além do convidado especial Rui Pato.

 

No mesmo dia, às 17h00, na Estação Coimbra-A, é apresentada a exposição “O comboio de Alta Velocidade chega a Coimbra”, que já esteve patente na Sala da Cidade. A mostra dá a conhecer, através de vídeos, plantas, projetos e uma maqueta, a futura Estação Intermodal da cidade e que vai servir toda a região de Coimbra. Esta infraestrutura, inserida na nova linha de Alta Velocidade Porto-Lisboa, promete transformar a zona da atual estação Coimbra-B num novo centro urbano, marcado pela intermodalidade, sustentabilidade e integração ambiental com o Parque da Mata Nacional do Choupal e o sistema hidráulico do Mondego.

 

Organizada pela CM de Coimbra, Infraestruturas de Portugal e o gabinete BLAU – B. Landscape Arquitectura y Urbanismo, a exposição revela os impactos previstos da chegada da Alta Velocidade no tecido urbano e na mobilidade da região. A proposta urbanística prevê um bairro moderno, com edifícios icónicos, espaços verdes, comércio, serviços, lazer e habitação, energeticamente sustentável, respeitador da água e dos recursos naturais. A entrada é gratuita e a exposição pode ser visitada de terça a sábado, entre as 13h00 e as 18h00.

 

A programação do dia 25 de Abril encerra com o espetáculo “As Sombras de Uma Azinheira”, às 21h30, no Convento São Francisco.

 

Além da programação oficial, várias entidades dinamizam atividades paralelas. Na noite de 24 de abril, o Ateneu de Coimbra promove, na Praça 8 de Maio, a comemoração do derrube do fascismo, com entrada gratuita. No dia 25, destacam-se a Manifestação Popular, a partir das 15h00, na Praça da República, e o Canto Livre, a partir das 16h00, no Pátio da Inquisição. Ambos os eventos são organizados pela Comissão das Comemorações Populares do 25 de Abril.

 

Em paralelo, a Associação Desperta Capacidade leva a Capoeira até à margem esquerda do Parque Verde do Mondego, numa performance que junta expressão corporal e liberdade, no dia 25 de Abril, a partir das 15h30. No mesmo dia, às 21h30, na Oficina Municipal de Teatro, a companhia O Teatrão promove o espetáculo “Ligados às Máquinas”, que tem um custo de 15 euros.

 

No dia 26 de abril, o Grémio Operário de Coimbra acolhe uma sessão de stand-up comedy com Ícaro Nery e convidados, às 21h30, com os ingressos a terem um custo de 4 euros. Já a 29 de abril, o Auditório da Escola Superior de Educação recebe a exibição do filme “Aqueles que ficaram (em toda a parte todo o mundo tem)”, com a presença da realizadora Marianela Valverde, com acesso gratuito, numa organização do Ateneu de Coimbra.

 

Com esta programação a CM de Coimbra reafirma o seu compromisso em manter viva a memória da Revolução dos Cravos, através de um programa que valoriza a participação cidadã, a cultura e a liberdade.

 

Consulte aqui o programa completo.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×