O I SAAS de Coimbra pretende aprofundar o debate em torno dos desafios atuais da intervenção social, proporcionando um espaço de partilha de boas práticas e estratégias entre técnicos e instituições que atuam diariamente junto de populações em situação de vulnerabilidade e exclusão social.
A participação no I Encontro do SAAS de Coimbra é gratuita, mas sujeita a inscrição obrigatória, que poderá ser feita através do seguinte formulário.
A receção aos participantes está agendada para as 9h00 e a sessão de abertura, prevista para as 09h30, vai contar com a presença da vereadora com o pelouro de Ação Social da CM de Coimbra, Ana Cortez Vaz, e da diretora do Centro Distrital de Coimbra do ISS, Maria Manuela Veloso. O encontro está estruturado em quatro painéis temáticos. O primeiro painel, das 10h00 às 11h00, é dedicado ao tema “Integração de Pessoas Migrantes em Portugal” e vai contar com a participação de Cristina Casas, da Agência para a Integração, Migrações e Asilo, e de Telmo Leandro, da Autoridade para as Condições de Trabalho, com moderação da chefe do Gabinete para a Igualdade e Inclusão da CM de Coimbra, Elsa Branquinho.
O segundo painel, a decorrer entre as 11h30 e as 12h30, tem como tema “Saúde Mental na Intervenção Social” e vai contar com a intervenção de Filipa Troia, da Coordenação Regional de Saúde Mental do Centro, e de Cláudia Correia, da Equipa Comunitária de Saúde Mental do CHUC, sendo moderado por Conceição Matias, diretora do Serviço Social do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.
Segue-se o terceiro painel, com arranque às 14h00, sob o tema “Intervenção com Famílias em Situação de Vulnerabilidade”, com moderação da coordenadora da Ação Social da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Coimbra, Clara Almeida. Este painel vai ter as intervenções de Emília Borges, do Núcleo de Intervenção Social do Centro Distrital de Coimbra do ISS, e de Luciana Sotero, da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação e Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.
Por fim, o quarto painel, que começa às 15h00, dedicado às “Boas Práticas do Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social”, vai contar com a participação de Carla Correia, em representação do SAAS de Coimbra, de Ana Cláudia Ribeiro e Ana Vilas Boas, em representação do SAAS de Almada, e de Sandra Lopes, em representação do SAAS da Figueira da Foz, sendo moderado pelo chefe da Divisão de Ação Social da CM de Coimbra, Jorge Ferreira.
A sessão de encerramento está prevista para as 16h30 e vai ficar a cargo da vereadora da CM de Coimbra, Ana Cortez Vaz.
Este encontro pretende, assim, reforçar a comunicação, o trabalho em rede e a partilha de experiências que leve a novos olhares sobre as situações de vulnerabilidade e exclusão social, contribuindo para a reflexão e potencialização de estratégias de intervenção social face aos desafios enfrentados.
Consulte aqui o programa completo.