O Festival das Artes QuebraJazz tem vindo a afirmar-se como um dos principais eventos culturais do verão em Coimbra, com um programa multidisciplinar que inclui música, cinema e outras expressões artísticas. A edição deste ano arranca a 15 de julho no anfiteatro ao ar livre Colina de Camões (com espetáculos até 24 de julho, com os bilhetes early bird já à venda) e prossegue no Quebra Costas de até ao final de agosto.
Além do apoio financeiro de 90 mil euros, a autarquia vai disponibilizar meios de divulgação e garantir o patrulhamento da Polícia Municipal durante os espetáculos no Quebra Costas. Vários serviços municipais estarão envolvidos na logística do festival, com destaque para o Departamento de Ambiente e Sustentabilidade e o Departamento de Espaço Público, que asseguram condições para a realização de sessões de cinema na Praça do Comércio, entre outras ações.
O Festival das Artes QuebraJazz tem contribuído como fator de atratividade para a promoção de Coimbra, tanto ao nível turístico e económico, como no desenvolvimento artístico e cultural do município, movimentando centenas de pessoas em diferentes vários espaços, em particular no Centro Histórico. O festival amplia a oferta cultural da cidade de Coimbra, sublinha a informação técnica dos serviços municipais, e estende-a a outras localidades da sua região, corrigindo assimetrias de acesso à criação e fruição culturais. A gratuitidade de um grande número de espetáculos vai ao encontro da política de atração de novos e mais públicos no consumo da cultura, permitindo alcançar um público mais diversificado, fator que, cumulativamente, também justifica o apoio.