A sessão de apresentação do catálogo digital decorreu nos Paços do Concelho e contou com a presença do atual presidente, José Manuel Silva, e foi assegurada por Pedro Peixoto, do Gabinete de Apoio à Presidência. O catálogo surge no seguimento da inauguração da galeria de presidentes, realizada a 5 de outubro de 2024, no âmbito das comemorações dos 190 anos da eleição do primeiro presidente do município.
O catálogo, de caráter evolutivo e aberto a atualizações, compila dados pessoais, períodos de mandato e episódios curiosos da história local. Um dos exemplos mais emblemáticos é a explicação da origem do termo popular “jacós”, usado para designar caixotes do lixo em Coimbra. A alcunha remonta ao mandato de João dos Santos Jacob (1929-1931), responsável pela introdução dos primeiros recipientes para recolha de lixo, que acabaram por ficar associados ao seu nome.
A homenagem aos antigos presidentes iniciou-se com a colocação de dois painéis na antecâmara da Sala de Sessões, com nomes, assinaturas e datas de mandato dos presidentes entre 1834 e 1974. Os retratos do primeiro e último presidente de cada regime político foram também incluídos, num gesto simbólico. Dentro da Sala de Sessões, sete presidentes que exerceram funções após o 25 de Abril de 1974 até 2021 estão igualmente destacados, com molduras individuais.
O catálogo digital “consolida” esta homenagem e pretende “dar a conhecer a história e o percurso de vida dos presidentes, sempre que possível acompanhado de um retrato”, sublinhou José Manuel Silva, que ocupa atualmente o cargo de 58.º presidente da Câmara de Coimbra. Este é um documento “que se quer em constante atualização, ficando ao dispor de todos os que se interessam pela história dos protagonistas do municipalismo conimbricense”, acrescenta José Manuel Silva.
A coordenação do catálogo é de Dina de Sousa, chefe da Divisão de Bibliotecas e Arquivo Histórico (DBAH), com investigação e redação de Inês Moura e Soraia Pimentel. A paginação ficou a cargo de Ana Fernandes, do Gabinete de Comunicação de Marketing da autarquia.
O catálogo encontra-se disponível no site oficial da CM de Coimbra, aqui.
A eleição do primeiro presidente da CM de Coimbra só aconteceu em 1834, após a entrada das tropas do Duque da Terceira, que tomaram a cidade aos partidários de D. Miguel durante a guerra civil portuguesa. A 22 de maio desse ano, Agostinho José Pinto de Almeida tomou posse como presidente da recém-formada Comissão Municipal, tornando-se o primeiro a ocupar oficialmente o cargo, até então exercido por um juiz de fora, representante do poder central no Antigo Regime.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa