Localizada na Rua do Tradeiteiro, em Torre de Bera, a antiga escola é composta por um edifício térreo com duas salas de aula, átrios, instalações sanitárias e um amplo espaço exterior com coberto. A escola deixou de ter atividade letiva há mais de uma década, por falta de matrículas.
A Junta de Freguesia de Almalaguês solicitou a cedência com o objetivo de dinamizar o espaço através de projetos culturais e de interesse para os fregueses. O protocolo estipula que a Junta vai assumir todos os encargos relacionados com o imóvel, o que inclui despesas da água, eletricidade, comunicações, seguros e manutenção.
O documento também permite à Junta de Freguesia estabelecer parcerias com entidades legalmente constituídas para a utilização do espaço, mediante autorização dos serviços municipais. Para tal, será necessário apresentar documentação que comprove a constituição da entidade, o Relatório de Gestão e o Plano Anual de Atividades.
É entendimento dos serviços do município que “a cedência das escolas básicas devolutas permitirá o desenvolvimento de projetos que possam satisfazer os objetivos, interesses e especificidades das populações locais, bem como o estabelecimento de parcerias institucionais que serão, indubitavelmente, uma mais-valia para os munícipes de Coimbra”.