Coimbra heraldic loading icon

Notícias

// Educação

29 Abril 2025

CM de Coimbra assina protocolo para promoção dos valores da Defesa Nacional nas escolas

CM de Coimbra assina protocolo para promoção dos valores da Defesa Nacional nas escolas

O Governo e os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), entre eles Coimbra, assinaram ontem, dia 28 de abril, no Conservatório de Música de Coimbra, os protocolos de colaboração destinados à promoção dos valores da Defesa Nacional nas escolas, intitulados “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz”. A cerimónia acabou por ser simbólica, com alteração da sala e discursos mais curtos, na sequência do corte na eletricidade que afetou Portugal continental.

 

O Conservatório de Música de Coimbra recebeu, ontem de manhã, o ministro da Defesa, Nuno Melo, a ministra da Juventude e Modernização, Margarida Balseiro Lopes, o secretário de Estado Adjunto e da Educação, Alexandre Homem Cristo, bem como o presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, o vice-presidente Francisco Veiga, os vereadores Ana Bastos, Ana Cortez Vaz e Carlos Matias Lopes, e presidentes e vereadores dos restantes municípios da CIM-RC.

 

A cerimónia acabou por ser ajustada por causa do corte de energia elétrica que afetou Portugal continental. “Quando estamos a assinar os protocolos para a implementação do ‘Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz’ nas escolas e levar estas questões aos alunos, somos confrontados com uma situação de falha internacional de eletricidade, que levanta questões muito importantes, nomeadamente em termos de cibersegurança”, afirmou o presidente da Câmara, José Manuel Silva, argumentando que, assim, “este protocolo que estávamos a assinar tem ainda mais simbolismo”. “Nós temos de nos preparar a todos, desde tenra idade, para situações inesperadas (…) e temos de investir também em defesa e segurança”.

 

“A cibersegurança e a ciberdefesa são áreas fundamentais a que os poderes públicos e todos os Governos estão muito atentos e, naturalmente, aquilo que é a dimensão da defesa nacional hoje”, afirmou, por sua vez, o ministro da Defesa. Nuno Melo acrescentou, ainda, que “simbolicamente, o que acaba por acontecer ajuda também a justificar a necessidade de os jovens terem contacto com tudo aquilo que é uma dimensão da defesa, uma transversalidade que atinge também as questões ‘ciber’”.

 

O “Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz” pretende promover a temática da Defesa Nacional no programa letivo nacional, em particular na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, e reúne conteúdos referentes à educação ambiental para a sustentabilidade, educação para a saúde e educação rodoviária, entre outros. A criação do Referencial possibilita, assim, que os jovens, desde a educação pré-escolar ao ensino secundário, tenham contacto com temas da segurança, defesa e paz, no quadro da educação para a cidadania.

 

Esta iniciativa resulta das linhas de ação estabelecidas na Lei do Serviço Militar, que determina o desenvolvimento de ações de sensibilização e divulgação, através da integração da temática da Defesa Nacional no currículo das escolas. As atividades a desenvolver passam por visitas de estudo a unidades miliares, formações sobre defesa e segurança (que se estendem a professores), abrangendo diversas temáticas, entre as quais a cibersegurança.

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa

Mais artigos em "Educação"

Câmara Municipal de Coimbra logo

Câmara Municipal de Coimbra

Praça 8 de Maio - 3000-300, Coimbra
geral@cm-coimbra.pt
239 857 500 (chamada para a rede fixa nacional)
Coimbra,
the right place
to be.