23 Abril 2025

CM de Coimbra apoia mais duas iniciativas culturais com 5.250 euros

CM de Coimbra apoia mais duas iniciativas culturais com 5.250 euros

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de dia 22 de abril, duas propostas de apoio a iniciativas culturais. A autarquia vai apoiar os eventos da Recortar Palavras – Associação Artística, Literária, Educacional e Lúdica e da Tarrafo – Associação Cultural, num valor global de 5.250 euros.

A CM de Coimbra aprovou mais duas propostas de apoio a iniciativas. Entre as quais, está um apoio financeiro, no valor de 3.500€, à associação Recortar Palavras, de modo a dotar a entidade das condições necessárias para a execução da 2ª edição do livro “Lendas de Coimbra”, para a prossecução do seu trabalho de apresentação e divulgação das mesmas, com a contrapartida da entrega ao município de 300 exemplares.

 

Este apoio financeiro municipal à atividade pontual, previsto no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, vai permitir apoiar este livro bilingue, ilustrado, com QR Code, de lendas cantadas e musicadas. “Considerando que a 1ª edição se encontra esgotada, esta 2.ª edição do livro de 1.000 exemplares, irá permitir continuar o trabalho de promoção da leitura e de divulgação das tradições locais e do património cultural imaterial, nas escolas e bibliotecas, tanto em Coimbra como noutras localidades do país ou além-fronteiras”, pode ler-se na informação dos serviços municipais.

 

A autarquia vai também apoiar financeiramente a associação cultural Tarrafo com 1.750 euros, para apoiar a realização do projeto “Os Trabalhos de Clara Lopes, a muito exemplar e reverenda Abbadeça das charissimas Madres Christaleiras”. O evento vai decorrer entre os dias 21 e 22 de maio, no Jardim da Canforeira da Imprensa da Universidade de Coimbra, inserido no Ciclo de Teatro e Artes Performativas Mimesis, da Universidade de Coimbra. Trata-se de um espetáculo inspirado no texto de 1751, inserido na antologia Horta de Literatura de Cordel, organizada por Mário Cesariny, construído a partir de uma matriz popular. A narrativa, centrada em Coimbra, segue com humor e ironia as peripécias de Clara Lopes, cristaleira de prestígio, e oferece um retrato do quotidiano da cidade no século XVIII, revelando aspetos sociais, culturais e históricos da época.

 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×