23 Abril 2025

CM de Coimbra apoia mais 4 eventos juvenis no valor de 3.500€

CM de Coimbra apoia mais 4 eventos juvenis no valor de 3.500€

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião de dia 22 de abril, quatro propostas de apoio a eventos juvenis, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, no valor global de 3.500 euros. A autarquia vai apoiar os eventos da associação cultural Quantunna, da Associação de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Coimbra, do Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Coimbra e da JAJL – JEnius Associação Júnior de Logística.

A CM de Coimbra aprovou mais quatro propostas de apoio a eventos juvenis. Entre as quais está o apoio ao evento “XXI Oito Badaladas – Festival de Tunas Mistas de Coimbra”, organizado pela Quantunna – Associação Cultural, que vai receber um apoio financeiro de 1.500 euros. A iniciativa tem como tema a gastronomia e vai realizar-se nos dias 9 e 10 de maio. “Os dois momentos musicais do Festival, Serenatas e Noite de espetáculo, são seguidos por um convívio, entre os estudantes e o público em geral, que animam a cidade, entretendo todos aqueles que por lá passam”, pode ler-se na informação dos serviços municipais.

 

Por sua vez, a “PISTON CUP”, organizada pela Associação de Engenharia e Gestão Industrial da Universidade de Coimbra, vai receber um apoio financeiro municipal de 1.000 euros. Esta é uma competição nacional de carrinhos de rolamentos, que vai realizar-se no dia 11 de maio, na Estrada Vale de Figueiras, em Coimbra. Este mesmo evento foi contemplado com isenções de taxas municipais, no âmbito nos apoios desportivos à Queima das Fitas.

 

A JAJL vai receber um apoio financeiro de 500 euros, para organizar a “2ª Edição do JEnius Case Study”. O evento vai decorrer ao longo dos dias 9 e 10 de maio, no Polo II da Universidade de Coimbra, e inclui momentos de formação específicos, em que são apresentados caso de estudo, ministrados por empresas parceiras, com o intuito de os preparar para desenvolver soluções inovadoras e viáveis para o desafio apresentado. Além disso, vai haver workshops e formações abertas à comunidade em geral, focados em práticas sustentáveis, alem de decorrer também uma campanha de recolha de bens, como roupa e brinquedos, para posterior doação a associações locais. Esta iniciativa reforça o compromisso do evento e da associação com a promoção da circularidade e sensibilização da comunidade, para a importância de práticas mais responsáveis e solidárias.

 

Por fim, o Corpo Nacional de Escutas – Junta Regional de Coimbra também vai receber um apoio financeiro de 500 euros, para apoio ao desenvolvimento da Atividade “I Caminhada Escutista – Dia da Mãe”. A iniciativa pretende juntar jovens escuteiros, entre os 14 e os 22 anos de idade, no dia 3 de maio deste ano, para percorrer trilhos na União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades. “A caminhada realiza-se numa zona desfavorecida do concelho de Coimbra, cuja oferta deste tipo de eventos é reduzida ou quase nula”, pode ler-se na informação técnica. Nos postos de abastecimentos desta caminhada ao ar livre, serão colocadas mensagens alusivas à temática da vida na natureza e economia circular, proporcionando aquisição de novos conhecimentos e apelando à consciencialização ambientável. “Cada participante inscrito nesta atividade terá de entregar uma peça de roupa usada que será entregue a uma instituição que desenvolva trabalho com pessoas em situação de sem abrigo (reutilização das peças de vestuário), no concelho de Coimbra; e géneros alimentares, não perecíveis, para entregar à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Brasfemes”, é também referido. Uma caminhada solidária que conta com aproximadamente 120 participantes, na sua maioria jovens do concelho de Coimbra.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×