15 Abril 2025

Candidaturas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas abrem hoje e decorrem até 15 de outubro

Candidaturas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas abrem hoje e decorrem até 15 de outubro

As candidaturas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas abrem hoje, dia 15 de abril, e decorrem até ao próximo dia 15 de outubro. No ano em que se assinala o centenário do nascimento de Adriano Lucas (1925 – 2011), a iniciativa da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, do Diário de Coimbra (DC) e da Universidade de Coimbra (UC), homenageia o conimbricense que se destacou na área dos media. O concurso procura incentivar e promover trabalhos na área do jornalismo, que divulguem, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a sua região.

As candidaturas ao Prémio de Jornalismo Adriano Lucas decorrem a partir de hoje e até 15 de outubro e devem ser realizadas digitalmente, através dos Serviços Online do Município (https://servicosonline.cm-coimbra.pt), ou, presencialmente, junto dos balcões de atendimento da CM de Coimbra, com recurso a formulário de candidatura disponível no sítio da Internet da autarquia, aqui.

 

novo regulamento, aprovado em Assembleia Municipal, em dezembro de 2021, define um prémio pecuniário de 3.000 euros para o autor do trabalho premiado, que será publicado pelo DC, sem haver lugar ao pagamento de direitos autorais. O prémio pretende distinguir um trabalho jornalístico, na forma escrita, privilegiando o género reportagem, que promova, preferencialmente, temas relacionados com Coimbra e a Região das Beiras.

 

Cada concorrente apenas pode apresentar-se a concurso com um trabalho. São admitidos, exclusivamente, trabalhos escritos em língua portuguesa que não tenham sido, ainda, editados ou publicados. A apresentação dos trabalhos deve privilegiar o género reportagem, com um máximo de 12.000 caracteres, incluídos os espaços. Segundo o regulamento, é dada preferência aos trabalhos cujos temas vão ao encontro do Estatuto Editorial do DC. Os trabalhos devem conter na capa o título do trabalho e o pseudónimo do seu autor ou autora, usado pela primeira vez, e podem ser acompanhados de fotografias e ilustrações.

 

O júri do concurso é constituído por cinco elementos, três designados pelas entidades promotoras e duas personalidades convidadas, sendo que a presidência do júri cabe à CM de Coimbra, sendo que o representante da autarquia será o presidente José Manuel Silva.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×