Esta intervenção, que vai ter início nos próximos dias, tem como objetivo resolver os problemas de drenagem pluvial nestas duas vias da União das Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, que, em dias de chuva intensa, afetam a mobilidade, provocam inundações em propriedades privadas e aceleram a erosão dos taludes adjacentes.
A obra representa um investimento global de cerca de 840 mil euros (686.250,00 € + IVA à taxa legal em vigor, 23%) e terá a duração de 390 dias. O projeto contempla a instalação de novos coletores de drenagem pluvial, numa extensão total de 1.605 metros.
Serão também construídos 98 órgãos de recolha de águas pluviais, incluindo sarjetas, sumidouros e caixas de receção de valetas, e executados 66 ramais domiciliários de águas pluviais. Está igualmente prevista a repavimentação geral das vias, abrangendo uma área de cerca de 7.500 m².
Paralelamente à obra de drenagem, será feita a reabilitação pontual da rede de saneamento, face às anomalias existentes, bem como a remodelação dos ramais da rede de distribuição de água. A gestão da pressão na rede será melhorada com a desativação de uma câmara de perda de carga e a instalação de uma válvula redutora de pressão.
A empreitada foi adjudicada à empresa DiagonalFusion – Construção e Manutenção de Infraestruturas e insere-se na estratégia da Águas de Coimbra de reforçar a eficiência das redes públicas, investindo em infraestruturas mais robustas e adaptadas aos desafios urbanos atuais.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | João Paulo Silvano