7 Abril 2025

1ª incubadora de empreendedorismo sénior já tem inscrições abertas

1ª incubadora de empreendedorismo sénior já tem inscrições abertas

As inscrições para o programa de capacitação do projeto Fator C’Idade, a primeira incubadora de empreendedorismo sénior e de impacto social em Coimbra, já estão abertas. A iniciativa, que tem a Câmara Municipal (CM) de Coimbra como Investidor Social, vai dinamizar sessões de formação prática, mentoria especializada e oportunidades de contacto com potenciais financiadores nas próximas seis semanas.

O Fator C’Idade já tem as inscrições abertas, através do site: https://fatorcidade.pt/. O projeto visa apoiar pessoas e equipas intergeracionais no desenvolvimento de ideias de negócio e iniciativas de impacto social que promovam o empreendedorismo sénior, o envelhecimento ativo e saudável e a economia da longevidade.

 

Ao longo de seis semanas, os participantes vão ter acesso a formação prática, mentoria especializada e oportunidades de contacto com potenciais financiadores. As sessões vão realizar-se nos dias 9 e 30 de abril, das 16h30 às 20h30, no Instituto Pedro Nunes (IPN); nos dias 16 e 23 de abril e 7 de maio, das 12h às 13h30, online; e, por fim, no dia 14 de maio, das 10h às 18h, no IPN, com apresentação pública dos projetos.

 

O Fator C’Idade conta com o apoio, enquanto investidores sociais, da CM de Coimbra, da Black Monster Media, da Climacer e da Global Health Company, e é promovido por uma parceria entre a IPN Incubadora (Associação para o Desenvolvimento de Actividades de Incubação de Ideias e Empresas), a Fundação Bissaya Barreto e a Coimbra Coolectiva. A iniciativa está integrada no Programa Portugal Inovação Social – Centros para o Empreendedorismo Impacto, cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Centro2030 e PT2030.

 

Para participar no Fator C’Idade, os interessados devem ter mais de 18 anos, residir em Portugal e enquadrar-se num dos três perfis predefinidos: empreendedores com mais de 50 anos que necessitem de apoio para implementar ideias ou negócios; grupos de adultos de qualquer idade, situação profissional ou escolaridade, motivados para a participação cívica e social; ou empreendedores adultos, formalmente constituídos como empresas ou que pretendam criar um negócio inovador no setor da economia da longevidade.

 

O projeto já começou, com um evento de aceleração que se realizou no dia 29 de março, nas instalações da Fundação Bissaya Barreto, em Bencanta.

 

Veja o vídeo institucional do projeto

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×