O Factor C’Idade visa apoiar pessoas e equipas intergeracionais no desenvolvimento de ideias de negócio e iniciativas de impacto social que promovam o empreendedorismo sénior, o envelhecimento ativo e saudável e a economia da longevidade. O projeto conta com o apoio, enquanto investidores sociais, da CM de Coimbra, da Black Monster Media, da Climacer e da Global Health Company.
As inscrições para o “Evento de Aceleração” estão abertas até quinta-feira e podem ser efetuadas no site oficial www.fatorcidade.pt. Para participar no Factor C’Idade, os interessados devem ter mais de 18 anos, residir em Portugal e enquadrar-se num dos três perfis predefinidos: empreendedores com mais de 50 anos que necessitem de apoio para implementar ideias ou negócios; grupos de adultos de qualquer idade, situação profissional ou escolaridade, motivados para a participação cívica e social; ou empreendedores adultos, formalmente constituídos como empresas ou que pretendam criar um negócio inovador no setor da economia da longevidade.
O programa é promovido por uma parceria entre a IPN Incubadora (Associação para o Desenvolvimento de Actividades de Incubação de Ideias e Empresas), a Fundação Bissaya Barreto e a Coimbra Coolectiva. A iniciativa está integrada no Programa Portugal Inovação Social – Centros para o Empreendedorismo Impacto, cofinanciado pela União Europeia, através do Fundo Social Europeu, no âmbito do Centro2030 e PT2030.
O programa de trabalho do Factor C’Idade estende-se por três anos e inclui eventos de aceleração, como o que decorrerá no próximo sábado, programas de capacitação e contratos de incubação.
Estas iniciativas são complementadas por momentos de mentoria, networking, divulgação e oportunidades de financiamento, privilegiando a participação de pessoas com mais de 50 anos. O objetivo é colocar a experiência e conhecimento das gerações mais velhas no centro do ecossistema de empreendedorismo, valorizando o fator idade a partir da cidade de Coimbra.