A CM de Coimbra dá continuidade aos programas de comemorações do centenário de Carlos Paredes e junta-o, agora, à comemoração do 51º aniversário do 25 de Abril. O espetáculo “Paredes de Abril” vai juntar em palco o premiado DJ e produtor Stereossauro, que convidou um leque de artistas conceituados, entre os quais Rui Pato, o guitarrista que acompanhou José Afonso em algumas das suas mais icónicas obras.
O interesse de Stereossauro (nome artístico de Tiago Norte) pelo fado levou-o a colaborar com artistas destacados desse universo, como Carlos do Carmo, Camané, Ana Moura e António Chainho. No entanto, a sua admiração pela obra de Carlos Paredes destacou-se especialmente na recriação de “Verdes Anos”, em parceria com o DJ Ride, que tema que teve grande repercussão internacional e recebeu elogios de figuras como o maestro António Victorino D’Almeida.
Quando desafiado pela CM de Coimbra a criar uma homenagem ao génio de Carlos Paredes, Stereossauro concebeu um espetáculo exclusivo para o qual convocou artistas como Ricardo Gordo, Ana Magalhães, DJ Ride, Pedro Jóia, Beatriz Rosário e Ricardo Silva, estes dois últimos artistas intimamente ligados à cidade de Coimbra.
Recorde-se que a CM de Coimbra assinala o centenário de Carlos Paredes com um vasto conjunto de iniciativas culturais, que se prolongam ao longo de vários meses e que englobam a vertente performativa, através de espetáculos, a vertente de investigação, através de apresentações, edições e reedições de livros, e ainda a vertente educativa, com exposições e outras iniciativas de divulgação.
Refira-se, ainda, que no âmbito deste programa municipal para a celebração do centenário de Carlos Paredes, realizou-se a 15 e 16 de fevereiro os espetáculos “100Paredes” e “Six Organs of Admittance & Norberto Lobo” no Convento São Francisco, local onde foi apresentado o livro “Carlos Paredes – A Guitarra de um Povo”, com a presença do autor, Octávio Fonseca, um testemunho profundo da vida e obra de um artista cuja guitarra ecoa a alma de um povo.