O próximo “Sabores da Escrita” pretende explorar a riqueza gastronómica na literatura associada à cidade de Coimbra, destacando histórias saborosas que exaltam o património culinário local. A oradora, Carmen Soares, vai dar a conhecer os resultados de uma investigação sobre a presença do nome Coimbra ou de adjetivação identitária da cidade em pratos e em produtos alimentares publicados em livros, revistas e noutros textos de temática gastronómica.
Este estudo revelou uma amostra significativa de pratos conotados com Coimbra, com fontes predominantemente provenientes dos acervos da Biblioteca Municipal e do Arquivo Histórico de Coimbra. Foi possível constatar que as referências à culinária coimbrã datam, pelo menos, do primeiro quartel do século XVIII. Embora os doces de origem conventual predominem nas receitas publicadas, especialmente na primeira metade do século XX, também há registos de diversos pratos de carne e de peixe, consolidando a tradição gastronómica da cidade.
O jantar temático do “Sabores da Escrita” vai ser servido pelos Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra depois da conferência, por volta das 20h00, no Centro Cultural D. Dinis. Tem um custo de 24,50 euros por pessoa e as inscrições, que devem ser realizadas através do e-mail dct@cm-coimbra.pt, estão limitadas a 60 participantes.
A ementa é composta por antepasto: com pão de trigo e pão meado, broa de milho de Coimbra, pão de ananás à moda de Coimbra, ovos mexidos de cebolada à moda de Coimbra, bacalhau ao jeito de Coimbra, bolo de carne à moda de Coimbra; pasto, que inclui sopa do Frade Crúzio, cabrito assado à moda de Coimbra e migas de nabiças de Coimbra; e sobrepasto, nomeadamente arroz doce de Coimbra, pudim de ovos de Coimbra, pão de ló à moda de Coimbra acompanhado de queijo beirão, quadrados de marmelada do Convento de Celas e fruta fresca. As bebidas disponíveis são vinho branco e tinto, água, sumo de laranja de Coimbra e café.
A animação cénica e musical vai estar a cargo da Cooperativa Bonifrates e do Grupo de Canções e Guitarras de Coimbra.