O projeto CONVIVIUM pretende criar uma plataforma digital para registo de receitas e tradições alimentares familiares. Para tal, precisa da colaboração da comunidade, que pode ajudar através da partilha de receitas e tradições alimentares familiares. A participação deve ser efetuada aqui. Este desafio é realizado a residentes na região de Coimbra com idade igual ou superior a 16 anos, que utilizem redes sociais, aplicações móveis ou outras plataformas digitais. A participação no projeto requer a presença em dois encontros na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a decorrer entre abril e julho, em datas a acordar com os participantes.
Este formulário tem como objetivo registar o interesse em participar, em conjunto com outros cidadãos e investigadores universitários, na construção de uma plataforma digital que permita o registo, a salvaguarda e a divulgação de receitas e de tradições alimentares familiares. Cada família tem pratos e receitas que fazem parte da sua história, evocam memórias e despertam emoções. Muitas destas tradições, sem registo formal, correm o risco de se perder ao longo do tempo. Com esta plataforma, essas memórias serão preservadas para gerações futuras.
O projeto CONVIVIUM em Coimbra está sob coordenação científica do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra, Carmen Soares. A iniciativa é financiada pelo programa HORIZON-CL2-2024-HERITAGE-01-01 New European Bauhaus, do qual a Universidade de Coimbra é líder e a Câmara Municipal de Coimbra é parceira associada, e tem como objetivo promover soluções inovadoras e sustentáveis para um modo de vida mais justo e ecológico, através das artes, cultura, arquitetura e design.
O consórcio do projeto integra 15 instituições parceiras beneficiárias de seis países europeus: Portugal, França, Noruega, Países Baixos, Polónia e Espanha. Conta, ainda, com a colaboração de cinco instituições parceiras associadas de três países (Noruega, Portugal e Bélgica) que, embora não sejam beneficiárias diretas, contribuem para as atividades e objetivos do projeto. Entre estas instituições estão a CM de Coimbra e a Coimbra Mais Futuro – Associação de Desenvolvimento Local de Coimbra.
Com esta iniciativa, pretende-se garantir que o património alimentar das famílias de Coimbra não se perde, promovendo a transmissão intergeracional do saber culinário e fortalecendo a identidade cultural da região.