25 Março 2025

Programa Municipal Voz Amiga apoia 189 idosos do concelho

Programa Municipal Voz Amiga apoia 189 idosos do concelho

Foi dado a conhecer ao Executivo, na reunião de 24 de março, o relatório de 2024 do Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos, que a Câmara Municipal de Coimbra tem ativo desde 2004. Este Programa pretende combater o isolamento social e a solidão não desejada, promover a segurança e incitar a integração social das pessoas adultas mais velhas, através de um serviço que está disponível 24/24 horas, todos os dias do ano, incluindo fins de semanas e feriados. Até 31 de dezembro do ano passado, esta medida beneficiava 189 pessoas. Uma senhora com 102 anos era a beneficiária de idade mais avançada.

Das 189 pessoas apoiadas por este programa, 76,7% são mulheres, 63% têm 80 ou mais anos de idade, 54,5% são viúvas e 84,1% vivem sozinhas. Não têm qualquer retaguarda institucional 65,1% desses casos. Nos últimos seis anos de implementação do Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos, verifica-se um aumento gradual do número de beneficiários.

 

Como se refere no relatório, a divulgação do programa que tem sido realizada junto das Comissões Sociais de Freguesia e das instituições locais, em conjunto com as alterações aos critérios de adesão que foram realizadas em abril de 2020, tem permitido que, nos últimos seis anos, a adesão ao Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos registasse um acréscimo de 256,6%.

 

Atualmente, para aderir a este programa é necessário residir no concelho, estar socialmente isolado (individual ou casal), ter idade igual ou superior a 65 anos. Caso o candidato não cumpra com o critério 3, idade, deve a Comissão Social de Freguesia da área de residência do candidato elaborar uma informação social onde conste uma análise técnica e respetiva aprovação da candidatura ao Programa Municipal Voz Amiga – Serviço de Teleassistência para Idosos, por forma a que o mesmo possa ser considerado como situação de exceção, no que concerne a este programa.

 

Este é um programa, totalmente gratuito, que visa designadamente combater o isolamento social e a solidão não desejada, promover a segurança e incitar a integração social das pessoas adultas mais velhas, através de um serviço que está disponível a qualquer hora do dia e da noite, todos os dias do ano, incluindo fins de semanas e feriados, com recurso a um sistema de comunicação rápido e seguro, e ao qual cada beneficiário do programa pode facilmente aceder. Esta disponibilidade total e imediata visa, sobretudo, promover uma resposta de apoio a todas as pessoas adultas mais velhas residentes no concelho de Coimbra que muitas vezes vivem isoladas e sós, sem familiares ou vizinhos por perto para conversar ou que as possam socorrer.

 

Perante qualquer tipo de emergência, agravamento do estado de saúde ou até por motivo de insegurança ou solidão não desejada, o beneficiário apenas tem de pressionar o botão do sistema de comunicação do seu equipamento de teleassistência. O alarme chega de imediato a uma central de assistência telefónica e um operador irá estabelecer contacto telefónico em alta voz com o beneficiário, efetuando desde logo uma triagem da situação reportada.

 

Deste modo, consoante o motivo que levou o beneficiário a pressionar o botão, o operador da central de assistência telefónica irá acionar de imediato o meio mais adequado, tal como enviar uma ambulância, a polícia e/ou os bombeiros ao domicílio da pessoa ou até estabelecer contacto telefónico, a pedido do beneficiário, com familiares, amigos, vizinhos ou outras pessoas para que estes lhe possam prestar auxílio.

 

De salientar que, através do Serviço Voz Amiga, é ainda possível que o operador da central de assistência telefónica estabeleça conversa de forma regular com o beneficiário, com o intuito de combater a solidão não desejada, promover sentimentos de segurança e fomentar a sua interação e participação social.

 

Está, ainda, disponível um serviço de alerta e informativo 24 horas, uma lembrança diária para a toma de medicamentos, da existência de consultas ou exames, bem como funciona como serviço de despertar, entre outros (o serviço informativo abrange, nomeadamente, a prestação de informação sobre clínicas, hospitais e farmácias de serviço) e uma assessoria médica por telefone, com o aconselhamento telefónico a ser feito por médicos e/ou enfermeiros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×