Os banhos de purificação judaicos – Mikveh – são um local histórico e cultural de grande importância para Coimbra, uma estrutura arqueológica, escavada na rocha a cerca de três metros abaixo da cota atual da rua Visconde da Luz.
Após as obras de requalificação do espaço, os serviços municipais propõem ao Executivo uma bilhética com base nos preços praticados em estruturas idênticas na Europa, nomeadamente na Sinagoga e Mikveh de Erfurt, na Alemanha, e Judiaria e Escavações do Mikveh de Besalu, Espanha, por não existirem estruturas congéneres em Portugal.
Assim, a proposta aponta para o valor de 5€, bilhete geral, e a gratuitidade para as crianças até aos 12 anos.
Uma vez que o Mikveh não possui, de momento, uma área disponível para a venda de bilhetes, a mesma será realizada no Edifício Chiado, que fica nas proximidades, tendo ainda em consideração que as visitas a este espaço museográfico vão ser sempre acompanhadas por um elemento afeto à Divisão de Museologia da CM de Coimbra, com pré-agendamento e limitadas a grupos com o máximo de seis pessoas, num total de quatro grupos por dia. Esta limitação vai permitir controlar o acesso à estrutura arqueológica e promover a sua salvaguarda.