25 Março 2025

“Fernandes Oculista” solicita reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural

“Fernandes Oculista” solicita reconhecimento como entidade de interesse histórico e cultural

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na reunião de dia 24 de março, uma proposta para o eventual reconhecimento do “Fernandes Oculista”, situado na Baixa de Coimbra, como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local. Caso a decisão seja aprovada, seguir-se-á um período de consulta pública de 20 dias, antes da elaboração do relatório final e da aprovação definitiva do estatuto.

Fundado em agosto de 1963, o estabelecimento “Fernandes Oculista” foi a quarta ótica da cidade na época e, atualmente, é considerado a mais antiga em funcionamento em Coimbra, pode ler-se no processo de candidatura. O estabelecimento permanece uma empresa familiar, atravessando três gerações ao longo dos seus 61 anos de atividade.

 

Entre os elementos distintivos da loja está a sua sinalética original na fachada, sendo uma das luzes néon incontornáveis da baixa da cidade, desenhada pela Neolux e aprovada pela CM de Coimbra a 19 de março de 1964. “A fachada da montra também está com o seu desenho original feito pelo arquiteto Manuel Lopes Montalvão, em julho de 1963”, pode ler-se na candidatura, o que reforça o valor patrimonial do estabelecimento.

 

Os serviços municipais propõem o deferimento da candidatura como estabelecimento de interesse histórico e cultural ou social local. Após a aprovação inicial, a proposta será submetida a consulta pública durante 20 dias, culminando na elaboração do relatório final para decisão definitiva sobre o reconhecimento do estabelecimento. 

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×