No dia 6 de abril, domingo, Dia Mundial da Atividade Física, estão previstas diversas atividades na margem direita do Parque Verde do Mondego, pensado para todas as faixas etárias e que inclui aulas de ginástica adaptada, ioga, jogos tradicionais, rastreios de saúde, ações de sensibilização para a promoção da atividade física e bem-estar, além de um almoço convívio. Um dos destaques será a caminhada com três níveis de dificuldade, que vai percorrer as vias pedonais do Parque Verde sem interferir com a circulação rodoviária.
O evento promove também o convívio entre a comunidade e os profissionais das diferentes instituições da ULS de Coimbra. A prática de atividade física regular contribui para a redução do sedentarismo, o fortalecimento muscular, a diminuição da dor, bem como para benefícios psicológicos, como a redução do stress e da ansiedade, resultando num maior bem-estar para os participantes.
A ideia partiu do Núcleo de Enfermeiros de Reabilitação do CHUC – ULS Coimbra e envolve as entidades signatárias do protocolo “Coimbra Unida pelo Coração”, a que a CM de Coimbra se juntou em setembro de 2022, que tem como mentores a Fundação Portuguesa de Cardiologia – Delegação do Centro, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Mondego, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Esta ação não só celebra o Dia Mundial da Atividade Física, mas também antecipa o Dia Mundial da Saúde, assinalado no dia seguinte, 7 de abril. O evento reforça a importância da integração entre comunidade, cuidados de saúde primários e hospitalares, envolvendo a Universidade Sénior, profissionais de saúde e a população num momento de aprendizagem, partilha e bem-estar.