A L.ai – Holistic Waste Management é uma solução inovadora que combate a deposição irregular de resíduos urbanos no espaço público, um dos desafios mais críticos das cidades modernas. O projeto foi acolhido em janeiro no #CoimbraCityLab e a aplicação móvel (app) vai ser apresentada no próximo dia 10 de março, às 9h30, no 2º piso do edifício n.º 12 da Rua Ferreira Borges, que acolhe o Departamento de Desenvolvimento Económico, Empreendedorismo, Competitividade e Investimento. A Câmara Municipal (CM) de Coimbra coloca à disposição o e-mail gestor@bairrodigital.coimbra.pt para os interessados se inscreverem para assistir à apresentação do L.ai – Holistic Waste Management.
A L.ai combina tecnologia de ponta, inteligência artificial e ciência de dados, com o envolvimento ativo da comunidade, e pretende promover uma gestão de resíduos mais eficiente, participativa e sustentável. Liga cidadãos e empresas, por meio de uma app, a municípios e operadores de gestão de resíduos, que utilizam um painel de controlo inteligente. Com estas duas interfaces tecnológicas, garante o envolvimento de todas as partes e gera benefícios concretos para toda a sociedade.
A app começa a ser testada em ambiente real, na área delimitada do Bairro Comercial Digital – no âmbito do @Baixa Coimbra -, e pode ser transferida pelos utilizadores a partir do dia 10 de março. Vai funcionar por um período de, previsivelmente, três a seis meses.
A solução tem vindo a ser desenhada e construída pela equipa de projeto, constituída por Francisco Pais de Sousa, João Sàágua, João Pedro Coelho e Nuno Ventura, e conta com o acompanhamento de uma equipa municipal de apoio, constituída para o efeito, a qual integra o Departamento de Ambiente e Sustentabilidade.
Os cidadãos podem beneficiar do acesso a pedidos simplificados de recolha de resíduos, incluindo volumosos “monos”, elaborar reporte fotográfico imediato de ocorrências de resíduos na via pública, mas também as empresas podem efetuar um planeamento digital que facilita o descarte adequado de resíduos. A app vai também permitir melhores condições de negócio em cada rua e reforçar a responsabilidade ambiental. Para os municípios e operadores de resíduos espera-se que a app contribua para uma melhor prestação de serviço, através de dados em tempo real para planeamento estratégico, otimização de operações, redução de custos e aumento de eficiência na recolha. O objetivo fundamental é ter um espaço público mais agradável, limpo e saudável, aumento das taxas de reciclagem, redução da deposição em aterro e promoção de uma economia circular.
Recorde-se que o #CoimbraCityLab é uma iniciativa da CM de Coimbra para apoio ao desenvolvimento e experimentação de ideias e projetos inovadores e sustentáveis de base tecnológica, em ambiente real, através da disponibilização do espaço físico urbano e do conhecimento técnico e experiência dos serviços municipais, servindo ainda como facilitador na criação de parcerias que permitam dar suporte e continuidade ao desenvolvimento dos projetos. Podem integrar a iniciativa #CoimbraCityLab todas as pessoas singulares e pessoas coletivas, de direito público ou de direito privado, no âmbito dos projetos de soluções tecnológicas que se enquadrem nos objetivos e requisitos previstos no regulamento.
Já o projeto @Baixa Coimbra, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência, no âmbito de uma candidatura conjunta da CM de Coimbra, da Agência para a Promoção da Baixa de Coimbra e CoimbraMaisFuturo à linha “Bairros Comerciais Digitais”, continua a dinamizar diversas ações dirigidas a comerciantes da Baixa, mas também ao público em geral. Para informações adicionais, está disponível o e-mail gestor@bairrodigital.coimbra.pt.