A Associação Académica de Coimbra (AAC), em parceria com a Universidade de Coimbra e a Federação Académica do Desporto Universitário (FADU), e com o apoio CM de Coimbra, vai organizar o maior evento multidesportivo universitário português. Esta será a terceira vez que Coimbra acolhe os CNU, confirmando o seu lugar de destaque no panorama do desporto universitário nacional.
O sorteio do evento, que promete transformar a cidade num verdadeiro palco de emoções desportivas, realizou-se ontem e contou com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, e do vereador da Juventude e do Desporto, Carlos Matias Lopes.
A competição vai ser disputada por 70 equipas de todo o país – 30 femininas e 40 masculinas -, nas modalidades de andebol, basquetebol, futsal, voleibol e futebol (só masculino). A competição está dividida em duas semanas repletas de ação. A primeira semana (7 a 11 de abril) contempla jogos de andebol feminino, basquetebol masculino, futsal masculino e voleibol masculino. Já a segunda semana (14 a 18 de abril) vai trazer futebol 11 masculino, andebol masculino, basquetebol feminino, futsal feminino e voleibol feminino.
Os momentos decisivos estão agendados para 10, 11 e 18 de abril, dias em que se vão decidir os novos campeões nacionais universitários. Além dos jogos, o evento inclui momentos culturais e artísticos durante os intervalos, criando uma atmosfera única de celebração do espírito académico. Os vencedores vão ter a oportunidade de representar Portugal nos Campeonatos da Europa Universitários, que em 2025 se vão realizar em várias cidades europeias, incluindo Covilhã (Portugal), Bolonha e Camerino (Itália), Zagreb (Croácia) e Budapeste (Hungria).
Para chegar a esta fase final, as equipas asseguraram a presença através de três competições distintas, nomeadamente o Campeonato Norte, Centro e Sul, os Campeonatos Académicos do Porto e os Campeonatos Universitários de Lisboa. A AAC, enquanto anfitriã, vai estar representada em todas as modalidades.
Os CNU são mais do que uma competição desportiva: promovem valores como o fair-play, o espírito de equipa e o convívio académico. Com 12 dias de competição, Coimbra está pronta para vibrar com o melhor do desporto universitário, oferecendo espetáculo, emoção e memórias inesquecíveis a todos os participantes e espectadores.
Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila