A conferência “O Edifício do Tribunal do Santo Ofício de Coimbra a partir dos desenhos de 1634, de Matheus do Couto” vai abordar o levantamento arquitetónico dos edifícios da Inquisição, encomendado pelo Inquisidor-mor D. Francisco de Castro em 1634, permitindo um olhar aprofundado sobre os espaços que compunham o tribunal inquisitorial em Coimbra e o percurso dos detidos desde a sua entrada no edifício. Este documento histórico é fundamental para compreender a atuação da Inquisição e o impacto na comunidade judaica da cidade.
A iniciativa integra-se no âmbito do Programa Interreg Europe Jewels Tour – “Jewish Heritage as a Leverage for Sustainable Tourism”, projeto internacional que visa promover o património cultural judaico e impulsionar o crescimento cultural, económico e turístico das cidades participantes.
A Divisão de Museologia da CM de Coimbra reforça, com esta e outras iniciativas, o compromisso com a valorização do património histórico de Coimbra, a dinamização do espaço museológico do Edifício da Inquisição e a diversificação da oferta cultural da cidade.
A entrada é livre e o evento constitui uma oportunidade única para o público conhecer melhor a história inquisitorial e a herança judaica de Coimbra.