Para assinalar o Dia Nacional dos Moinhos, a CM de Coimbra vai promover uma visita a seis moinhos na zona norte do concelho. A participação nesta iniciativa é limitada a 12 pessoas e as inscrições devem ser realizadas para o e-mail arqueologia@cm-coimbra.pt ou através do telefone 239 857 500. O encontro está marcado para as 14h30, do dia 7 de abril, no edifício da União de Freguesias Souselas e Botão (Travessa Alberto Dias Pereira, 2, Souselas).
Os moinhos a visitar encontram-se inventariados como património edificado de interesse cultural pela CM de Coimbra e são testemunhos de uma atividade que desempenhou um papel fundamental na economia pré-industrial da região. Desde pelo menos o século XVII, a região de Souselas e Botão foi um importante centro de moagem, abrigando vários moinhos de vento. Estas estruturas, de formato circular e construídas em pedra calcária compactada com argamassa de cal ou barro amassado, pertencem ao tipo de moinho de vento conhecido como “serrano”. Originalmente, esses moinhos possuíam uma cúpula giratória que movimentava a mó interna. Tecnologicamente, são classificados como moinhos de vento fixos, com cúpula giratória e torre de alvenaria, dotados de um sistema de tração por meio de rabo e tejadilho que gira sobre a grade, característico desta região.
Com o passar do tempo, a maior parte desses moinhos foi desaparecendo e procura-se agora preservar a sua existência, bem como a herança histórica local.