Desde setembro de 2015 que a EB1 de Lordemão não acolhe atividades letivas, por não se ter verificado a matrícula de alunos. O edifício térreo localizado no nº 10 da rua Eng.º Augusto Correia é constituído por duas salas de aula, dois átrios laterais e instalações sanitárias, um anexo composto por uma sala e copa destinado a refeitório, bem como por amplo espaço exterior onde se situa um coberto.
A UF de Eiras e São Paulo de Frades solicitou a cedência das instalações da antiga escola para implementação de projetos de caráter social em parceria com a Associação Recreio e Bem-Estar de Lordemão, que pretende sediar-se no edifício.
A proposta dos serviços municipais prevê a formalização da cedência através de celebração de um Protocolo de Colaboração a estabelecer com a UF, que prevê, designadamente, que a cedência tenha a duração de cinco anos, eventualmente renováveis.
A UF fica com a “responsabilidade de suportar todos os encargos do edifício, designadamente, as despesas com ligações e consumos de água, energia elétrica, comunicações, seguros e contratos emergentes da utilização do imóvel e ainda a manutenção do edifício de acordo com o plano e apreciação dos serviços municipais e aprovação da Câmara Municipal, devendo entregar os respetivos comprovativos”, pode ler-se na informação técnica. Fica também garantida a possibilidade da UF “estabelecer parcerias com outras entidades devidamente constituídas, para utilização dos espaços e logradouro, após prévia apreciação dos serviços municipais e aprovação da Câmara Municipal, devendo para o efeito remeter, obrigatoriamente, documentos comprovativos da constituição da entidade, Relatório de Gestão e Plano Anual de Atividades a executar anualmente”.
Uma vez que, tradicionalmente, uma das salas de aula da antiga EB1 de Lordemão é utilizada como mesa de voto das eleições nacionais, fica também acautelada a continuidade da referida função.