No dia 11 de abril de 1975, a primeira Comissão de Moradores do Monte Formoso levava a cabo uma ação revolucionária: o desvio de um autocarro do Serviços Municipalizados de Coimbra, os atuais Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos (SMTUC). A ação tinha como objetivo exigir o direito ao transporte público.
Volvidos 50 anos deste episódio marcante na história do bairro, a Associação de Moradores do Monte Formoso apresentou à CM de Coimbra um pedido de apoio para a construção de um abrigo de passageiros na atual paragem de autocarro, no local para onde a referida viatura foi desviada e retida durante um fim de semana.
De acordo com a informação técnica dos serviços municipais, a estrutura do abrigo vai ser cedida pelos SMTUC e decorada com elementos visuais que narram essa histórica iniciativa, garantindo que as futuras gerações conheçam a coragem e a determinação dos moradores. Alguns dos protagonistas deste evento ainda estão vivos, tornando a iniciativa especialmente simbólica.
Inserido nas comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, o projeto pretende materializar os valores de Abril e destacar a força reivindicativa do bairro na luta por melhores condições de vida.
O apoio financeiro da CM de Coimbra vai ser formalizado através de um protocolo válido até 31 de dezembro de 2025.