Na reunião de 10 de março, a CM de Coimbra aprovou sete propostas de apoio a iniciativas juvenis. Entre as quais, está um apoio financeiro, no valor de 2.000€, ao BEST-UC, no âmbito de um apoio financeiro municipal à atividade pontual previsto no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, para realização da atividade “RESET”. A iniciativa decorre já este fim de semana, nos dias 8 e 9 de março, e tem continuidade a 12 de março. Trata-se de uma competição de engenharia organizada pelo BEST-UC, que visa proporcionar aos estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos científicos e técnicos no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais das suas áreas de estudo, dados frequentemente por empresas da sua área. O evento é gratuito para todos os participantes, com o BEST-UC a assegurar todos os materiais necessários, incluindo alimentação e colchões para dormir, o que garante a acessibilidade e a igualdade de oportunidades.
Outro evento que a autarquia vai apoiar é o 45.º aniversário da AE ISEC, que inclui uma série de atividades das quais se destaca uma gala, a 15 de março, no campus do ISEC. “A celebração do aniversário da referida estrutura estudantil configura um momento único para a promoção dos valores educativos, culturais e sociais que caracterizam a sua comunidade”, salienta a informação dos serviços técnicos municipais. Demonstrado o interesse municipal em apoiar este evento, a CM de Coimbra vai apoiar através comparticipação financeira no montante de 1.000 euros.
Já a 12ª edição do “Cantar de Estudante – Festival de Tunas da TMUC”, que vai decorrer de 21 a 23 de março, vai merecer também o apoio da autarquia, no valor de 500 euros. A iniciativa, organizada pela Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, vai reunir tunas de todo o país, promovendo assim o intercâmbio cultural e a valorização da tradição académica. Não faltará um jantar de gala e uma noite de serenatas, com a presença de diversas gerações de antigos tunos.
Por sua vez, o concerto “Lendas e Poesias”, organizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), insere-se na semana cultural da Universidade de Coimbra, e também merece o apoio municipal, com uma comparticipação financeira de 500 euros. A iniciativa vai realizar-se a 15 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente, e pretende celebrar a fusão entre música e poesia, refletindo a evolução da Orquestra da TAUC enquanto agrupamento dinâmico e versátil, em que os temas serão contextualizados, permitindo aos espectadores conhecer mais sobre a música, sobre a Orquestra e sobre a TAUC.
O CITAC vai realizar a atividade “SAU-DAR”, composta de jogos teatrais e metodologia de pontos cénicos (linguagem de improvisação e composição). A iniciativa vai decorrer em diferentes sessões (cinco ou seis sessões com 30 a 40 jovens cada uma e uma duração de três horas por sessão), nos fins de semana de 15 e 16 de março e 21 e 22 de junho, no Teatro-Estúdio do CITAC. O projeto é orientado pela artista e educadora Joana Pupo e a CM de Coimbra vai apoiar a sua realização com a atribuição de um apoio financeiro de 500 euros.
O “Dia de Campo” do Agrupamento de Escuteiros 603 de Antanhol, vai realizar-se a 22 de março e a 17 de maio. Trata-se de uma atividade no exterior, que pretende aproximar a juventude de áreas naturais, criando condições para a criação de um espaço de partilha para vários eventos, mas fundamentalmente permite a limpeza e a criação de um novo espaço, utilizando técnicas de construção diversificadas, partilhadas por todos os participantes. A iniciativa vai receber o apoio financeiro de 500 euros.
Por fim, o “Fim de Semana da Physis”, organizado pela Associação Portuguesa de Estudantes de Física, vai decorrer de 14 a 16 de março, na Universidade de Coimbra. Esta iniciativa é uma das atividades que a Physis tem levado a cabo nos últimos anos, visando a congregação dos seus associados e promovendo a partilha de conhecimento, a fruição cultural e a interação entre os participantes. O programa das jornadas prevê três momentos: reflexão e definição de estratégias determinantes para o papel da associação e sua atuação no ensino superior; fruição cultural, através das atividades espalhadas pela cidade; e um momento dedicado ao voluntariado com atividade/instituição ainda a definir. A iniciativa vai receber o apoio financeiro da autarquia no montante de 500 euros.