11 Março 2025

CM de Coimbra apoia 7 iniciativas de associativismo juvenil com 5.500 euros

CM de Coimbra apoia 7 iniciativas de associativismo juvenil com 5.500 euros

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou, na sua reunião de ontem, dia 10 de março, sete propostas de apoio a iniciativas juvenis. A autarquia vai apoiar os eventos da Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, da Tuna Académica da Universidade de Coimbra, do Círculo de Iniciação Teatral da Academia de Coimbra (CITAC), do Agrupamento de Escuteiros 603 de Antanhol, da Associação Portuguesa de Estudantes de Física, a Associação de Estudantes do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (AE ISEC) e ao BEST-UC – Grupo Local da Universidade de Coimbra. No global, estes apoios ascendem a 5.500 euros.

Na reunião de 10 de março, a CM de Coimbra aprovou sete propostas de apoio a iniciativas juvenis. Entre as quais, está um apoio financeiro, no valor de 2.000€, ao BEST-UC, no âmbito de um apoio financeiro municipal à atividade pontual previsto no Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Juvenil, para realização da atividade “RESET”. A iniciativa decorre já este fim de semana, nos dias 8 e 9 de março, e tem continuidade a 12 de março. Trata-se de uma competição de engenharia organizada pelo BEST-UC, que visa proporcionar aos estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra a oportunidade de aplicar os seus conhecimentos científicos e técnicos no desenvolvimento de soluções inovadoras para problemas reais das suas áreas de estudo, dados frequentemente por empresas da sua área. O evento é gratuito para todos os participantes, com o BEST-UC a assegurar todos os materiais necessários, incluindo alimentação e colchões para dormir, o que garante a acessibilidade e a igualdade de oportunidades.

 

Outro evento que a autarquia vai apoiar é o 45.º aniversário da AE ISEC, que inclui uma série de atividades das quais se destaca uma gala, a 15 de março, no campus do ISEC. “A celebração do aniversário da referida estrutura estudantil configura um momento único para a promoção dos valores educativos, culturais e sociais que caracterizam a sua comunidade”, salienta a informação dos serviços técnicos municipais. Demonstrado o interesse municipal em apoiar este evento, a CM de Coimbra vai apoiar através comparticipação financeira no montante de 1.000 euros.

 

Já a 12ª edição do “Cantar de Estudante – Festival de Tunas da TMUC”, que vai decorrer de 21 a 23 de março, vai merecer também o apoio da autarquia, no valor de 500 euros. A iniciativa, organizada pela Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra, vai reunir tunas de todo o país, promovendo assim o intercâmbio cultural e a valorização da tradição académica. Não faltará um jantar de gala e uma noite de serenatas, com a presença de diversas gerações de antigos tunos.

 

Por sua vez, o concerto “Lendas e Poesias”, organizado pela Tuna Académica da Universidade de Coimbra (TAUC), insere-se na semana cultural da Universidade de Coimbra, e também merece o apoio municipal, com uma comparticipação financeira de 500 euros. A iniciativa vai realizar-se a 15 de março, no Teatro Académico de Gil Vicente, e pretende celebrar a fusão entre música e poesia, refletindo a evolução da Orquestra da TAUC enquanto agrupamento dinâmico e versátil, em que os temas serão contextualizados, permitindo aos espectadores conhecer mais sobre a música, sobre a Orquestra e sobre a TAUC.

 

O CITAC vai realizar a atividade “SAU-DAR”, composta de jogos teatrais e metodologia de pontos cénicos (linguagem de improvisação e composição). A iniciativa vai decorrer em diferentes sessões (cinco ou seis sessões com 30 a 40 jovens cada uma e uma duração de três horas por sessão), nos fins de semana de 15 e 16 de março e 21 e 22 de junho, no Teatro-Estúdio do CITAC. O projeto é orientado pela artista e educadora Joana Pupo e a CM de Coimbra vai apoiar a sua realização com a atribuição de um apoio financeiro de 500 euros.

 

O “Dia de Campo” do Agrupamento de Escuteiros 603 de Antanhol, vai realizar-se a 22 de março e a 17 de maio. Trata-se de uma atividade no exterior, que pretende aproximar a juventude de áreas naturais, criando condições para a criação de um espaço de partilha para vários eventos, mas fundamentalmente permite a limpeza e a criação de um novo espaço, utilizando técnicas de construção diversificadas, partilhadas por todos os participantes. A iniciativa vai receber o apoio financeiro de 500 euros.

 

Por fim, o “Fim de Semana da Physis”, organizado pela Associação Portuguesa de Estudantes de Física, vai decorrer de 14 a 16 de março, na Universidade de Coimbra. Esta iniciativa é uma das atividades que a Physis tem levado a cabo nos últimos anos, visando a congregação dos seus associados e promovendo a partilha de conhecimento, a fruição cultural e a interação entre os participantes. O programa das jornadas prevê três momentos: reflexão e definição de estratégias determinantes para o papel da associação e sua atuação no ensino superior; fruição cultural, através das atividades espalhadas pela cidade; e um momento dedicado ao voluntariado com atividade/instituição ainda a definir. A iniciativa vai receber o apoio financeiro da autarquia no montante de 500 euros.

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×