25 Março 2025

Casamentos da Rainha Santa Isabel regressam a Coimbra em 2025

Casamentos da Rainha Santa Isabel regressam a Coimbra em 2025

Coimbra volta a celebrar uma das suas tradições católicas mais emblemáticas com a realização dos Casamentos da Rainha Santa Isabel, que regressam em 2025, no ano em que se assinalam os 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel. A iniciativa, promovida pela Confraria da Rainha Santa Isabel, em colaboração com a Câmara Municipal (CM) de Coimbra, a entidade regional Turismo Centro de Portugal, da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e a Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, vai realizar-se a 6 de julho. A iniciativa foi hoje, dia 25 de março, apresentada em conferência de imprensa, com a presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva.

 

A edição de 2025 dos Casamentos da Rainha Santa Isabel foi hoje apresentada em conferência de imprensa que, para além da presença do presidente da CM de Coimbra, José Manuel Silva, contou com o presidente da Confraria da Rainha Santa Isabel, Joaquim Costa e Nora, o presidente da delegação de Coimbra da AHRESP, José Madeira, e o representante da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Filipe Carvalho.

 

A cerimónia vai decorrer no domingo seguinte ao feriado municipal de 4 de julho, data em que se assinala a Solenidade da Rainha Santa Isabel. A 6 de julho, a cerimónia será presidida pelo capelão Pe. Manuel Carvalheiro, num formato semelhante à edição de 2023 quando a tradição foi retomada, sendo que a iniciativa prevê a realização de um máximo de sete casamentos católicos.

 

Após a celebração religiosa, os recém-casados vão ser recebidos nos Claustros do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova, onde vão ter lugar as celebrações oficiais, incluindo o tradicional corte do bolo de casamento, num ambiente de confraternização entre as entidades organizadoras e os casais.

 

Apesar de inicialmente se prever a realização dos casamentos em anos ímpares para não coincidir com as grandes procissões em honra da padroeira da cidade, este ano vão decorrer procissões para assinalar os 400 anos da canonização da Rainha Santa Isabel, decretado em 1625, e ao mesmo tempo os 700 anos da sua peregrinação a Santiago de Compostela.

 

As inscrições já estão abertas e decorrem até ao final de abril, podendo os interessados submeter a candidatura através do e-mail casamentos@rainhasantaisabel.org. Para se candidatarem, os noivos devem cumprir todos os requisitos legais para a celebração do matrimónio católico, apresentar um comprovativo de residência que ateste que pelo menos um dos membros do casal reside no concelho de Coimbra e reunir toda a documentação exigida pela legislação portuguesa e pelas normas da Igreja Católica.

 

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, fez um balanço positivo da edição de 2023, considerando que se justificava dar continuidade a esta tradição. O autarca salientou a reunião de diversas instituições para organizar esta iniciativa que dá reconhecimento ao nome de Coimbra e que alia “tradição à modernidade”. Com a realização dos Casamentos da Rainha Santa Isabel, Coimbra reafirma o seu compromisso em preservar o património e valorizar as suas raízes, promovendo-se como um destino de tradição e romance, e oferecendo aos casais uma oportunidade única de unir os laços matrimoniais num evento de grande significado cultural e histórico.

 

Mais informação: https://rainhasantaisabel.org/casamentos-da-rainha-santa/ 

 

Créditos fotográficos: Câmara Municipal de Coimbra | Nuno Ávila
Vídeo: Câmara Municipal de Coimbra | Marta Costa

Your browser is out-of-date!

Update your browser to view this website correctly. Update my browser now.

×