As equipas municipais estão no terreno, todos os dias, com diversas intervenções, para assegurar a qualidade de vida dos cidadãos de Coimbra e preservar o seu património natural.
Durante o mês de fevereiro, na área da Gestão de Resíduos, foram recolhidas 12 toneladas de biorresíduos, 4.155 toneladas de resíduos não valorizáveis, 166 toneladas de plástico, 173 toneladas de vidro e 305 toneladas de papel e cartão. Foram recolhidos 564 monos, por agendamento.
Foram ainda efetuadas 31 intervenções para remoção de resíduos depositados ilegalmente em diversas localidades, nomeadamente no Vale da Azenha, Barroca do Brejo, Bolão, Estrada do Loreto, Escravote, Ponte da Longra, Casal da Misarela, Rego do Bomfim, Vale da Azenha, Zona Industrial de Eiras, Quinta da Madalena, Barroca do Brejo, Oliveira Torta, São Frutuoso e Lagoas.
Em matéria de limpeza urbana, as equipas municipais percorreram cerca de 39 quilómetros para limpeza de ruas e cerca de 22 quilómetros para corte de vegetação. Foram também executadas intervenções de manutenção em 6.872 metros quadrados de terrenos municipais.
O corte de vegetação decorreu em vários arruamentos, nomeadamente Rua Bentes de Jesus Caraças, Avenida Mendes Silva, Avenida Aristides Sousa Mendes, Rua D. Afonso Romão, Rua Camilo Pessanha, Rua Fonte do Castanheiro, Rua dos Mangericos, Rua 13 de Maio, Escadinhas da Saudade, Boavista, Rua Verde Pinho, Rua do Mondego, Rua da Felicidade, Rua Verde Pinho e travessas, Ruas Carlos Seixas, Rua Cabral Antunes e Rua Pedro Cristo, Rua Cidade Fez, Rua Natália Correia, Rua Paulo Quintela, Avenida Fernando Namora, Rua Ernesto Sena de Oliveira, Rua das Nogueiras, Rua Raul Ferrão, Rua Casal dos Vagares, Rua Nova Casal dos Vagares, Rua João Moreno, Rua Nunes Vicente, Rua Carlos Ramos, Rua Jaime Brás de Carvalho, Rua Irmã Lúcia, Rua da casa Branca e Rua de Baixo. Além disso, foram realizadas desmatações em terrenos públicos, mais concretamente na Quinta do Grijó.
De recordar que a CM de Coimbra implementou, este ano, um novo plano anual de limpezas por zonas e rotativo, de forma a corresponder aos anseios dos munícipes e conseguir ter uma cidade mais limpa e mais cuidada. O documento estratégico, desenvolvido pelo Departamento de Ambiente e Sustentabilidade da autarquia, está em constante atualização e deve ser adaptado às circunstâncias, face às necessidades verificadas ao longo do ano. Ao todo, as quatro áreas definidas correspondem a cerca de 50 quilómetros lineares, que vão ser percorridos pelas várias equipas municipais destacadas para tornar Coimbra mais limpa e cuidada.
Em fevereiro, foram realizadas varreduras na Rua Bentes de Jesus Caraças, Avenida Mendes Silva, Avenida Aristides Sousa Mendes, Rua D. Afonso Romão, Rua Camilo Pessanha, Rua Fonte do Castanheiro, Rua dos Mangericos, Rua 13 de Maio, Escadinhas da Saudade, Boavista, Rua do Mondego, Rua da Felicidade, Rua Verde Pinho e travessas, Rua Carlos Seixas, Rua Cabral Antunes e Rua Pedro Cristo, Rua Carlos Oliveira, Rua Paulo Quintela, Rua Natália Correia, Avenida Fernando Namora, Rua Ernesto Sena de Oliveira, Rua das Nogueiras, Rua Raul Ferrão, Rua Casal dos Vagares, Rua Nova Casal dos Vagares, Rua João Moreno, Rua Nunes Vicente, Rua Carlos Ramos, Rua Jaime Brás de Carvalho, Rua Irmã Lúcia, Rua da Casa Branca, Rua de Baixo, Rua Fonte do Castanheiro e Rua Fonte do Bispo.
Com o apoio da APCC (Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra), com quem a autarquia tem protocolo, foi realizada limpeza urbana na zona envolvente ao Estádio Cidade de Coimbra, Rua Carolina Michaelis, Praça Heróis Ultramar, Rua Frei Tomé Rodrigues Sobral, Rua Afonso Duarte, Rua Fonte da Cheira, Rua João Deus Ramos, Rua Miguel Torga, Rua da Casa Branca, Rua Ernesto Sena de Oliveira, Rua Irmã Lúcia, Gira Solum, Praça 25 de Abril, Casal da Eira, Rua António Bentes, Rua General Martins de Carvalho e Rua Júlio Dinis.
Quanto às intervenções florestais, foram executadas ações de gestão de faixa de combustível em 17.500 m2. Em fevereiro, não se aplicam ações de vigilância.
Por fim, organizaram-se seis eventos de sensibilização ambiental, que contaram com 224 participantes.
Importa, ainda, sublinhar que a CM de Coimbra disponibiliza um visualizador externo que permite aos munícipes consultar as entidades responsáveis pela gestão e pela manutenção dos espaços públicos, entre outras opções. O visualizador de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), denominado “Limpeza de Vias e Espaços Públicos”, surge na sequência da postura de transparência que o Executivo municipal pretende imprimir na gestão da autarquia e foi criado, internamente, pelos serviços municipais em novembro de 2022.