A parceria entre o Município de Coimbra, a FVP e o AECC tem vindo a ser desenvolvido desde o ano letivo 2021/22. Nesta edição, o programa vai ser implementado nas Escolas Básicas de Almedina, Cernache, S. João do Campo, S. Silvestre nº 1 e Vera Cruz, abrangendo um total de 144 alunos do 1º ao 4º ano de escolaridade.
De acordo com a informação técnica, o protocolo não representa qualquer encargo financeiro para a autarquia, que apenas tem de assegurar a ligação à internet.
O Programa DigitALL visa apoiar os Agrupamentos de Escolas no desenvolvimento das competências digitais dos alunos dos 1º e 2º ciclos, assim como na capacitação dos professores, promovendo a literacia digital e uma cidadania digital consciente.
“O Programa DigitALL, para os alunos, assenta numa metodologia de aprendizagem baseada na execução de projetos, com recurso às novas tecnologias, através dos quais são desenvolvidas as competências técnicas (hard skills), e competências comportamentais e sociais (soft skills), numa dinâmica de aprendizagem experiencial, onde os alunos são convidados a explorar e a desenvolver as suas competências de uma forma prática, em grupo e interativa”, refere o protocolo.
A FVP será responsável pelos custos do formador, que ministrará a formação inicial e trimestral dos professores, bem como pelos materiais necessários às atividades em aula, como circuitos e LEDs. A Fundação também suportará os custos relacionados com a parametrização das turmas e a operacionalização da plataforma do Programa DigitALL (https://digitall.vodafone.pt).