A 3a edição do projeto Casa Adentro, com data marcada para os dias 10 e 11 de maio, propõe aproximar a arquitetura dos cidadãos, proporcionando uma leitura atenta dos edifícios, através de visitas guiadas gratuitas, orientadas por voluntários ou comentadas por especialistas (arquitetos, historiadores ou investigadores). O roteiro, que inclui mais de uma dezena de equipamentos de diferentes tipologias, épocas e valências, distribui-se por cinco circuitos: Celas, Praça, Alta, Baixa e Santa Clara.
A edição deste ano já está a ser preparada e desafia a cidade a celebrar a arquitetura e, simultaneamente, a desenvolver um novo olhar para a relação dos cidadãos com o património edificado e o espaço urbano. Desta forma, procuram-se voluntários para a realização de visitas guiadas a edifícios icónicos da cidade, alguns deles menos acessíveis ao público em geral. Espírito de equipa, capacidade de comunicação, gosto pela arquitetura, urbanismo e história de arte são requisitos essenciais. A equipa de voluntariado vai ter acesso a uma sessão de formação e a uma visita preparatória. As tarefas a desempenhar incluem a receção e informação ao público, a gestão de visitantes, a realização de curtas visitas guiadas, apoio aos especialistas e organização logística nos diferentes espaços.
A oportunidade em participar num projeto cultural com especial relevância na cidade, a possibilidade de adquirir conhecimentos e competências ou mesmo a fruição de uma experiência de convívio e de prática de cidadania são algumas das mais-valias que enriquecem a participação dos voluntários.
O formulário está disponível para preenchimento aqui. As propostas dos voluntários devem ser enviadas para o e-mail cultura@ipc.pt até às 23h00 de 10 de março.